Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo mostra que chocolate amargo reduz estresse e inflamação

Segundo pesquisadores, alimento melhora a eficácia de células ligadas ao sistema autoimune e favorece concentração e o aprendizado

Saúde|Gabriela Lisbôa, do R7

Chocolate amargo melhora o aprendizado e as ligações entre os neurônios
Chocolate amargo melhora o aprendizado e as ligações entre os neurônios Chocolate amargo melhora o aprendizado e as ligações entre os neurônios

Se você precisava de um bom motivo para incluir o chocolate na dieta, aqui está: pesquisadores norte-americanos descobriram que certos tipos de chocolate podem trazer benefícios para a saúde.

A novidade foi apresentada no fim do mês de abril na reunião anual da Experimental Biology, em San Diego, nos Estados Unidos.

Dois estudos apresentados mostraram que consumir chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau orgânico e 30% de cana-de-açúcar, tem efeitos positivos sobre os níveis de estresse, inflamação, humor, memória e imunidade — além de trazer benefícios para a saúde cognitiva, endócrina e cardiovascular.

Quem coordenou os dois estudos foi o pesquisador Lee S. Berk, da Loma Linda University, dos Estados Unidos.

Publicidade

"Durante anos, analisamos a influência do chocolate amargo nas funções neurológicas do ponto de vista do teor de açúcar — quanto mais açúcar, mais felizes estamos. Esta é a primeira vez que analisamos o impacto de grandes quantidades de cacau ingeridas em doses tão pequenas, quanto uma barra de chocolate de tamanho normal, em humanos durante curtos ou longos períodos de tempo. Esses estudos nos mostram que, quanto maior a concentração de cacau, mais positivo é o impacto na cognição, memória, humor, imunidade e outros efeitos benéficos”, disse Berk.

Já era um consenso no mundo científico que o cacau é uma fonte importante de flavonoides e que esta substância é um antioxidante extremamente potente, além de possuir agentes anti-inflamatórios capazes de exercer efeitos benéficos para a saúde cerebral e cardiovascular. Mas as novidades apresentadas em San Diego foram além. Esta foi a primeira vez que o efeito do chocolate foi estudado em seres humanos.

Publicidade
Chocolate melhora a sincronia entre os neurônios
Chocolate melhora a sincronia entre os neurônios Chocolate melhora a sincronia entre os neurônios

Chocolate ajuda a genética

Os pesquisadores mostraram que o chocolate amargo com 70% de cacau afeta o comportamento dos genes humanos. 

Publicidade

O primeiro estudo analisou o impacto do consumo de chocolate com 70% de cacau orgânico nas células dentríticas e imunológicas, com foco nas citocinas e nas células anti-inflamatórias.

O resultado mostra que o consumo regular de cacau melhora a capacidade celular de resposta imune, além de beneficiar os genes envolvidos na sinalização neural e na percepção sensorial.

Chocolate melhora o funcionamento cerebral

O segundo estudo se debruçou sobre a saúde cerebral. Os pesquisadores avaliaram as alterações da frequência cerebral entre 30 e 120 minutos depois do consumo de 48 gramas de chocolate amargo 70% cacau orgânico. 

O resultado mostra que esse tipo de chocolate é capaz de aprimorar a sincronia neural, o processamento cognitivo, aprendizado, memória e capacidade de atenção.

De acordo com o coordenador das duas pesquisas, os estudos exigem uma investigação mais aprofundada. Ainda é preciso determinar o significado desses efeitos para as células do sistema imunológico e para o cérebro em grupos maiores de pessoas.

Consumir chocolate amargo todos os dias faz bem à saúde e ao humor:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.