Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Evento vai reunir pais, crianças e especialistas para discutir a apraxia — doença que retarda a fala

Atividades vão acontecer no sábado (14) em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia

Saúde|Do R7

Evento tem como objetivo ajudar pais
Evento tem como objetivo ajudar pais Evento tem como objetivo ajudar pais

No dia 14 de maio é celebrado o Dia da Conscientização da Apraxia na Fala — distúrbio neurológico que afeta a produção motora da fala e pode ser a causa da dificuldade de comunicação de até 5% das crianças em idade pré-escolar.

A aproxia não é facilmente identificável, mas recomenda-se que pais de bebês que não derem os primeiros sinais da fala até o primeiro ano de idade procurem um fonoaudiólogo para identificar o problema.

É para estimular a conscientização sobre o problema e reunir pais de crianças portadoras de apraxia que a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância vai organizar eventos simultâneos em São Paulo, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, durante todo o dia de sábado (14).

Uma das organizadoras do encontro é Fabiana Collavini, mãe da Beatriz, de quatro anos, que desde os 11 meses está em tratamento contra a apraxia. Segundo ela, compreender o problema devido à escassez de informações, há quatro anos, foi bem difícil. E foi isso que a estimulou a participar da associação.

Publicidade

Sarampo, coqueluche e catapora: doenças infantis ainda fazem vítimas no Brasil

— Sempre busquei, com muita determinação, o diagnóstico da minha filha. Vivenciei uma verdadeira peregrinação em consultórios de fonoaudiólogas, neurologistas e pediatras. No Brasil, a Apraxia de fala na Infância é considerada uma descoberta nova, um diagnóstico pouco conhecido e estudado, não temos em português quase nenhum artigo sobre o assunto.

Publicidade

No sábado, a concentração vai acontecer às 9h na praça do Porquinho, no Parque do Ibirapuera. Lá, haverá uma caminhada em prol da campanha, crianças poderão participar de atividades recreativas enquanto pais conversam com os membros da associação, para poderem tirar possíveis dúvidas.

A representante do evento em São Paulo, Juliana Bezerra, afirmou que o intuito da programação é poder estimular a interação entre os pais.

Publicidade

— Queremos confraternizar. É um momento de conscientização, onde os pais podem buscar apoio em quem já passou ou passa pela mesma situação que eles.

Serviço:

O que: Dia de Conscientização da Apraxia na Fala

Quando: Sábado, 7 de maio

Onde: Parque do Ibirapuera, São Paulo

Horário: das 9h às 13h

Para consultar a programação em outros Estados do Brasil, acesse www.apraxiabrasil.org.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.