Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exames gratuitos para prevenção de doenças serão oferecidos em parque de SP neste sábado

Para mulheres, haverá mamografia grátis; parque terá também aulas de dança e alongamento

Saúde|Do R7

Visitantes do parque Villa-Lobos poderão participar de atividades durante este sábado
Visitantes do parque Villa-Lobos poderão participar de atividades durante este sábado Visitantes do parque Villa-Lobos poderão participar de atividades durante este sábado (Błażej Łyjak/Getty Images/iStockphoto)

Neste sábado (24), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove no Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital, o Agita Saúde, um dia dedicado à promoção e à conscientização da importância dos hábitos saudáveis e da prática da atividade física. O evento, que acontece das 9h às 17h, oferece diferentes atividades distribuídas em 16 barracas de atendimento e um palco central.

Aberto ao público, os visitantes do parque poderão participar de atividades físicas, como alongamento, danças, caminhada e “cãominhada”. Haverá também um campo inflável para crianças praticarem chute a gol.

Nas barracas, além de receber orientações e materiais informativos sobre hábitos saudáveis (a exemplo dos riscos do consumo do álcool, tabaco e outras drogas), a população poderá realizar exames de bioimpedância (que mede os índices de água, músculo e gordura corpórea), avaliação de postura, autoavaliação para prevenção do câncer bucal, oficina de voz e medição do impacto na audição do fone de ouvido.

Pais têm papel fundamental na adoção de hábitos saudáveis dos filhos, diz especialista

Publicidade

Além disso, o evento ainda contará com uma carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, que oferece mamografia grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Entre as atrações previstas no palco central está uma palestra de orientações de proteção à saúde com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Publicidade

Com expectativa de reunir cerca de 3.000 pessoas em atividades simultâneas, o “Agita Saúde” conta com a colaboração de 12 conselhos regionais: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Química.

Para o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, "é uma importante oportunidade para conscientizar a população que saúde não é apenas a ausência de doença, mas também prevenção por meio de atividade física diária e alimentação saudável".

Publicidade

O Parque Villa Lobos fica na avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros.

Veja a programação:

Atividades do palco principal — 9h às 17h

— Aquecimento

— Atividades de academia

— Dança Senior Fit

— Palestra com biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria

— Prática corporal

— Danças brasileiras

— Game show

Atividades externas — 10h às 16h

— Cãominhada (caminhada com animais de estimação)

— Caminhada monitorada

Atividades externa infantil — 10h às 17h

— Campo de futebol inflável, com chute a gol

Programa Mulheres de Peito — 9h às 17h

— Exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos de idade sem necessidade de pedido médico

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.