Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de ar pode ser sinal de doença no coração, alerta especialista

Tosse seca e sem catarro também podem estar ligados a problemas cardíacos

Saúde|Do R7

Check-ups devem ser feitos regularmente para antecipar possíveis problemas
Check-ups devem ser feitos regularmente para antecipar possíveis problemas Check-ups devem ser feitos regularmente para antecipar possíveis problemas

Normalmente as pessoas associam apenas dores no peito como um sinal de alerta para problemas no coração. Porém, outros sinais como alteração nos batimentos cardíacos e dificuldade na respiração também podem sinalizar que há algo errado.

De acordo com o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo Marcelo Sobral, associada às doenças respiratórias, a tosse seca, sem catarro, também pode ser um alerta de que o coração não está saudável.

― Esses sinais geralmente aparecem após atividades físicas. Caso o desempenho piore e haja tosse e ou falta de ar durante os exercícios é recomendado procurar um especialista para avaliação.

Consumo de chá e café não prejudica o coração, aponta estudo

Publicidade

A angina, mais conhecida como dor no peito, é causada pela baixa quantidade de oxigênio no músculo cardíaco, geralmente consequência de algum esforço físico em corações com obstruções nas suas artérias.

― Nesses casos, as pessoas sentem uma sensação de peso, aperto ou pressão no peito, que por vezes se estende em forma de formigamento até o pescoço, braço esquerdo ou dorso. Essa angina ainda pode causar náuseas, que quase sempre são relacionadas a sensações de mal estar.

Publicidade

Segundo Sobral, a prevenção deve ser feita de forma regular, por meio de consultas periódicas com especialistas, com o objetivo de controlar a pressão arterial, nível de açúcar e gordura no sangue.

― Parar de fumar, ter um cardápio diário balanceado, praticar exercícios físicos acompanhados por profissionais e, após os 40 anos, realizar check-up anualmente são algumas dicas para manter um coração saudável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.