Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Formiguinha que vive na sua casa é verdadeiro perigo à saúde. Veja dicas simples para espantar inseto

Elas parecem inofensivas, mas podem transmitir várias doenças por vários quilômetros

Saúde|Dinalva Fernandes, do R7

Formigas são muito organizadas, por isso é difícil se livrar delas
Formigas são muito organizadas, por isso é difícil se livrar delas Formigas são muito organizadas, por isso é difícil se livrar delas

Se alguém te oferecer dois cafés — um com uma barata e outro com uma formiga —, qual você escolheria? A resposta correta é nenhum dos dois. Apesar de parecer inofensiva, a formiga consegue transmitir diversas doenças, já que são capazes de carregar bactérias por dezenas de quilômetros.

O biólogo Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Pesquisa e Inovação Bayer, explica que existem diversas espécies de formigas, cada uma com sua particularidade. No entanto, vamos falar especificamente daquela formiguinha que toma todos os espaços da casa e incomoda de maneira geral.

— A formiga urbana tem mobilidade maior que a barata porque consegue se locomover por distâncias grandes, inclusive circular de um bairro para outro. Ela gosta de migalhas, lixo e até sangue. Em hospitais, é considerada um perigo, pois pode espalhar bactérias responsáveis por infecções, contaminando comidas, bebidas e curativos dos pacientes.

Para evitar infestação de formigas, é necessário mudar hábitos em casa, explica o especialista. Não levar comida para o quarto, restringir acesso das formigas aos restos de alimentos, secar as pias sempre depois de usar e deixar a casa o mais limpa possível são algumas dicas. 

Publicidade

— Por serem bastante organizadas, é difícil acabar com as formigas. Se uma estiver doente ou envenenada, ela se isola e não leva o veneno para colônia para não exterminar as demais e extinguir o habitat.

Com forte onda de calor, mosquitos atacam zona oeste de SP 

Publicidade
Casca de laranja pode até atrair as formigas, mas efeito dura pouco
Casca de laranja pode até atrair as formigas, mas efeito dura pouco Casca de laranja pode até atrair as formigas, mas efeito dura pouco

Receitas caseiras até funcionam, mas por pouco tempo. Colocar casca de laranja pela casa, por exemplo, pode se tornar atrativo devido à frutose presente na fruta, mas apenas no primeiro dia, informa Bernardini. No caso de colocar cravos em pontos específicos, como potes e gavetas, as formigas podem até sair daquele local, mas se espalham para outros ambientes da casa.

O inseticida ideal nesse caso é a isca de formiga, que parece comida para elas. Em caso de dedetização, elas fogem para outro lugar. Se o seu vizinho aplicar veneno contra formigas, por exemplo, elas podem migrar para a sua casa, explica o biólogo.

Publicidade

— Por serem quase cegas, as formigas são guiadas por feromônios (substâncias químicas que promovem reações específicas em indivíduos da mesma espécie), a dica é aplicar a isca em linha paralela à fila das formigas.

Baratas, moscas e ratos aumentam muito no verão. Veja dicas para livrar sua casa do ataque das pragas urbanas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.