Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funkeira Pocah segura pum e vai parar em hospital. Entenda por quê

Cantora sentiu fortes dores abdominais e achou que poderia estar com problemas mais graves, como cálculo renal ou apendicite

Saúde|Carla Canteras, do R7

Cantora passou por exames e constatou que estava com gases presos
Cantora passou por exames e constatou que estava com gases presos Cantora passou por exames e constatou que estava com gases presos

Nesta segunda-feira (14), a funkeira Pocah teve dores abdominais muito fortes e foi parar no hospital. Precisou ficar internada e tudo o mais. Ela chegou a pensar que fosse alguma coisa mais séria, como cálculo renal, apendicite ou até complicações de uma hérnia umbilical que ela tem. 

Mas não era nada disso, eram gases presos. A coloproctologia Larissa Berbert explica que a fermentação dos alimentos que comemos causa a sensação de estufamento e os gases. 

"Os gases são produzidos pelo metabolismo e pelas atividades das bactérias que moram em nosso intestino. Todo alimento que a gente consome vai passar por um processo de metabolismo e vai passar por uma fermentação. A partir desse processo é que absorvemos os nutrientes para nos alimentarmos", diz ela.

"Algumas funções aumentam essa fermentação, e com isso produzimos mais gases. Por exemplo, se a pessoa for sensível a algum tipo de alimento mais fermentativo, como a lactose. Além disso, às vezes nosso intestino está em desequilíbrio, o que chamamos de disbiose, e acabamos, por falta de atividade física ou estresse, selecionando os bichinhos que são mais fermentativos, que produzem mais gases. Ocorre então um supercrescimento dessa flora e vêm o estufamento e a produção de mais gases", afirma Larissa.

Continua após a publicidade

Na conta do Instagram, Pocah contou que comeu muito, dormiu no colo do namorado, Ronan Souza, vestindo um short jeans, e acordou com muita dor. A cantora confessou que não solta puns na frente de Ronan, embora esteja há um bom tempo com ele, e que tinha de parar com isso. 

"Acordei com uma dor bizarra, surreal; não conseguia ficar em pé, apenas curvada. Pensei que era cálculo renal, apendicite, hérnia umbilical, que eu já tenho. Fiz uma série de exames e era o quê? Peido preso. Um conselho que eu dou a vocês, meninas: não prendam peido, soltem mesmo, todo mundo faz isso", disse nas redes sociais. 

Continua após a publicidade

A médica explica que controlar a saída dos gases causa muitas dores. "Ficar sem eliminar piora muito a sensação de estufamento e estimula mais os terminais de dor das nossas vísceras. O intestino vai tentar se contrair para expulsar os gases, e isso vai causar dor. Além disso, o gás vai ficar acumulado e ele vai se somar aos outros produzidos pela flora bacteriana", alerta a especialista.

A confusão feita pela funkeira, que achou que estava com um problema mais sério, é comum. "Não eliminar os gases é muito dolorido, é uma condição que não é difícil confundir com hérnia, apendicite, cálculo renal. É comum fazer essa confusão, às vezes, até com pancreatite", explica Larissa. 

Continua após a publicidade

Leia também

Outra coisa que piorou a situação de Pocah, segundo a médica, foi dormir com o short jeans. "Na verdade, temos uma distensão na barriga. Quando a comprimimos com um short jeans, a sensação de dor piora muito, porque ele aperta. Isso piora a dor, mas não altera a produção de gases", finaliza a coloproctologista. 

Alimentos que causam gases

Entre os alimentos que aumentam os gases estão: feijão, lentilha, repolho, cebola, alho, brócolis e ovo. Entre as bebidas estão os refrigerantes e outros produtos gasosos. Além de alimentos ricos em lactose e glúten, que têm a característica de ser bem fermentadores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.