Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gastroplastia endoscópica: conheça a cirurgia sem cortes que fez empresário perder quase 16 kg em 1 mês

Procedimento é menos invasivo e não altera funções fisiológicas do estômago

Saúde|Do R7*

Bruno perdeu quase 16 quilos em um mês
Bruno perdeu quase 16 quilos em um mês Bruno perdeu quase 16 quilos em um mês

Um mês após passar por uma nova técnica de emagrecimento sem cortes o empresário Bruno Dallaval, de 29 anos, já conseguiu perder 16 kg, passando de 135,8 kg para 120 kg. Ele se submeteu a gastroplastia endoscópica — tipo de técnica para para perder peso que permite que os pacientes percam até metade do excesso de peso por meio de uma operação menos invasiva. 

— Eu fiz, na realidade, não só por estética. Eu não ligo muito para essa questão estética. Eu fiz mesmo pela questão de saúde porque eu comecei a ficar com taxas [de saúde] ruins. Meu colesterol não era uma coisa boa. Ele já estava no limite e era dali para pior. Foi esse um dos maiores motivos, a saúde mesmo.

Alternativa a cirurgia bariátrica, a gastroplastia dá a opção para que os pacientes passem por um procedimento menos invasivo e ainda possam sair do hospital no mesmo dia. Dallaval saiu do hospital no mesmo dia e caminhando.

— Para mim está sendo tranquilo. Eu não estou tendo dor nem vontade de vomitar. O único dia que eu tive dor foi no dia que eu fiz, mas a cirurgia acabou umas 10h e às 16h eu já não tinha mais nada. Depois não precisaram me dar mais nenhum remédio. Eu só continuei com o medicamento de proteção gástrica. No aspecto clínico eu não tive nenhuma complicação. Foi zero.

Publicidade
Após a cirurgia, o empresário deixou o hospital no mesmo dia
Após a cirurgia, o empresário deixou o hospital no mesmo dia Após a cirurgia, o empresário deixou o hospital no mesmo dia

Balão gástrico já foi opção

Antes do procedimento Dallaval já havia utilizado o balão gástrico duas vezes para tentar emagrecer. Porém, ele conta que as duas tentativas não deram certo e, com o passar do tempo, ele acabou ganhando novamente o peso que conseguiu perder.

Publicidade

— Realmente quando eu colocava o balão eu conseguia chegar no meu peso, mas aí eu tirava e eu voltava a engordar porque a fome volta. Eu mantinha, na realidade, por seis meses após eu tirar o balão, mas depois eu começava a engordar tudo de novo. Na primeira vez que coloquei eu estava com 120 kg e perdi 20 kg e, na segunda, eu estava com 127 kg e eu perdi 18 kg.

Por que há uma explosão de obesidade no Brasil?

Publicidade

O que é a gastroplastia endoscópica? 

Diferente da cirurgia bariátrica, a gastroplastia endoscópica é uma intervenção no estômago que ocorre sem a realização de nenhum tipo de corte, no qual o órgão tem seu tamanho reduzido por meio de suturas, semelhante a pontos de costura. A técnica foi aprovada Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em novembro. 

Conforme explica o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco, professor da Faculdade de Medicina do ABC, todo o procedimento é feito por vias endoscópicas com um equipamento composto de uma agulha e fios controlados pelo médico.Esse aparelho permite que o cirurgião realmente "costure" o estômago e reduza seu tamanho, de modo que o paciente sinta saciedade mais rápido quando ele está comendo.

— Ela cria um novo molde para o estômago, ou seja, você mantém o órgão do paciente normal, com irrigação e vascularização. A diferença é que, por dentro, a gente "costura" esse estômago e aí você dá um novo formato para ele. Esse novo formato vai dar restrição de espaço. O procedimento atua por dois mecanismos, um de restrição da entrada de alimentos e outro de esvaziamento mais lento. Assim, o paciente fica mais saciado por mais tempo e come pouco mais vezes ao dia.

Obesidade atinge 46% das crianças paulistas, mostra pesquisa

Resultados em curto prazo

A gastroplastia dura em média uma hora e os pacientes podem deixar o hospital depois de 3 ou 4 horas, o que os médicos chamam de "Day Hospital". Na cirurgia bariátrica, a pessoa permanece entre uma e três horas na mesa de cirurgia e de dois a quatro dias internado.

Além disso, segundo o gastrocirurgião e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Manoel Galvão Neto, responsável por ter trazido a gastroplastia para o Brasil, os pacientes já têm resultados satisfatórios em um curto prazo após a cirurgia. Há casos de pessoas que perderam até 50% do peso extra.

— Todos os estudos realizados até o momento apontaram para uma perda de 50% do excesso de peso com seguimento de até meses após o procedimento e mais de 15% de perda de peso total em três anos.

De acordo com Galvão Neto, outro dos benefícios da gastroplastia é o respeito à fisiologia do estômago, sendo que as funções de produção de hormônios de saciedade não é prejudicada pelo processo.

— Na cirurgia bariátrica a redução da produção de hormônios é muito maior. Ela vai diminuir ainda mais essa produção e você ainda não vai ter a absorção porque o alimento não passa mais pelo trato digestivo normal.

A gastroplastia é indicada para pessoas com IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 30 e 40, englobando pessoas com obesidade leve e moderada. Nos casos de obesidade mórbida, com IMC acima de 40, e recomendação é uma cirurgia bariátrica.

Por conta de a gastroplastia endoscópica ainda ser um procedimento novo no Brasil, os planos de saúde não fazem a cobertura e o SUS (Sistema Único de Saúde) também não disponiliza. Em média, o preço da cirurgia é de R$ 40 mil. 

*Caíque Alencar, do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.