Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gordura abdominal aumenta risco de demência, afirma estudo

Pesquisa da Universidade da Coreia do Sul mostra que mulheres com cintura maior que 85 cm e homens com 90 têm maior chance de desenvolver doença

Saúde|Do R7

Barriga grande é risco para demência independentemente do peso corporal
Barriga grande é risco para demência independentemente do peso corporal Barriga grande é risco para demência independentemente do peso corporal

Gordura acumulada na cintura pode influenciar no risco de demência, independentemente se a pessoa está acima do peso. Isso é o que revelou um estudo da Universidade da Coreia do Sul, em Seul, publicado pelo jornal Daily Mail.

Cinturas com largura maior que 85,9 cm em mulhres e 90,7 cm, em homens representam uma chance maior de perda progressiva das capacidades mentais mesmo naqueles que não estejam acima do peso, segundo o IMC (índice de massa corpórea). 

O IMC é calculado pela divisão do peso pela altura elevada ao quadrado. Para ser considerado abaixo do peso, o IMC deve ser menor ou igual a 18,5; ideal, entre 18,5 e 24,9; sobrepeso, de 25 a 29,9; e, obesidade, acima de 30.

Leia também: Obesos precisam ter cuidados especiais contra o coronavírus

Publicidade

A pesquisa analisou 870 mil pessoas com mais de 65 anos e mostrou que quanto maior o tamanho da cintura, maior o risco de demência.

Estudos anteriores já havia mostrado que a obesidade aumenta as chances de desenvolver demência. Mas agora estão surgindo evidências de que a gordura abdominal, por si só, já traz riscos.

Publicidade

Gorduras que ficam ao redor dos órgãos - chamadas de "gordura visceral abdominal" - são conhecidas por estarem ligadas a diversos problemas de saúde. 

Leia também: Insegurança alimentar leva a doenças que agravam covid-19

Publicidade

O estudo coordenado por Geum Joon Chode foi feito a partir de dados reunidos em um exame nacional de rastreamento de saúde realizado em 2009. Metade das pessoas envolvidas foram acompanhadas por no mínimo 6 anos e meio. Dentre elas, 13% foram diagnosticadas com demência.

O estudo não estabelece que a gordura extra ao redor da cintura seja a causa da demência, apenas sugere uma ligação entre essas duas características.

Obesidade pode provocar incontinência urinária. Veja mitos e verdades sobre a doença:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.