Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo brasileiro realiza simulação para eventual detecção de caso de ebola

Ação reforça a preparação da rede de vigilância em saúde para uma resposta rápida

Saúde|Do R7

Brasil faz simulação para agir rápido em possível caso de ebola
Brasil faz simulação para agir rápido em possível caso de ebola Brasil faz simulação para agir rápido em possível caso de ebola

Nesta sexta-feira (29) será realizada uma simulação colocando em prática as medidas adotadas pelo governo brasileiro em resposta a um eventual caso suspeito de ebola em viajante internacional. A simulação terá início no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e será concluída no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A ação será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e conta com a participação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Fiocruz; Corpo de Bombeiros; Tam Linhas Aéreas e Concessionária RIO Galeão.

A ação tem como objetivo exercitar os órgãos envolvidos sobre as medidas previstas nos planos de preparação, em uma situação que simula um caso real. Exercícios desse tipo reforçam a preparação da rede de vigilância em saúde para uma resposta rápida e eficiente frente aos desafios impostos pela doença.

Embora seja considerada baixa a possibilidade de um viajante infectado por ebola chegar ao Brasil, serão colocados em teste os procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde. A simulação contempla todos os passos de uma comunicação do caso suspeito feito pela aeronave ao aeroporto internacional, o transporte do paciente e o atendimento no hospital de referência.

Vírus do ebola teve mais de 300 mutações genéticas

Como será realizado em um espaço de segurança restrita e, para garantir a sua qualidade, o exercício de simulação não será aberto ao público e aos veículos de comunicação. A simulação não alterará o funcionamento normal do aeroporto. Outros exercícios semelhantes deverão realizados no futuro, em distintos locais. O Ministério da Saúde reafirma que não há caso suspeito ou confirmado de ebola no Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.