Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

HIV infecta 18 crianças por hora no mundo, alerta Unicef

Previsão é de 3,5 milhões de novos contágios até 2030

Saúde|Ansa

Jovens durante aula de desenvolvimento humano do curso de capacitação para jovens com HIV
Jovens durante aula de desenvolvimento humano do curso de capacitação para jovens com HIV Jovens durante aula de desenvolvimento humano do curso de capacitação para jovens com HIV

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta sexta-feira (1º), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informou que 18 crianças contraem o vírus a cada hora no mundo. Se a tendência persistir, em 2030, existirão 3,5 milhões de casos novos.

Os dados constam em um relatório divulgado hoje, o "Statistical Update on Children and AIDS 2017" (Atualização das Estatísticas da Infância e AIDS, na tradução livre). Segundo o Unicef, os progressos na prevenção e controle da doença na adolescência são "inaceitavelmente" lentos.

Só em 2016, 55 mil adolescentes morreram de causas ligadas ao HIV, sendo que 91% viviam na Áfica Subsaariana. Os dados ainda revelam disparidade de gênero. Para cada cinco meninos que convivem com a doença, são sete meninas da mesma idade que contraem o vírus.

"Continuar com progressos assim tão lentos significa brincar com a vida das crianças e condenar as gerações futuras a uma vida com o HIV ou a AIDS, o que poderia ser evitado. Devemos agir urgentemente", disse Chewe Luo, responsável pelo departamento de HIV no Unicef.

Publicidade

Apesar das estatísticas alarmantes, o Unicef reconheceu que houve melhora na prevenção da doença, principalmente na transmissão de mãe para filho.

Desde 2000, cerca de 2 milhões de mortes foram evitadas. Para evitar maior disseminação da doença, a organização acredita que é necessário investir em inovações médicas, como o teste autodiagnóstico de HIV e remédios pediátricos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.