Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Implante de barba é a salvação para quem tem poucos pelos 

Técnica que "planta" fios em áreas com falhas virou moda nos consultórios

Saúde|Marcella Franco, do R7

Depois do procedimento, que leva em média quatro horas, é só esperar um mês para que os novos fios apareçam
Depois do procedimento, que leva em média quatro horas, é só esperar um mês para que os novos fios apareçam Depois do procedimento, que leva em média quatro horas, é só esperar um mês para que os novos fios apareçam

A vida nunca foi tão chata para as fábricas de lâminas de barbear no mundo. Com o sucesso do look lenhador, cada vez mais homens aposentam suas navalhas, espumas e loções para assumir barbas de tamanhos variados, desde a “por fazer” até aquelas que de tão longas chegam a encostar no peito. Mas e quem não tem pelos suficientes, como faz?

Até pouco tempo atrás, a única opção era, justamente, fazer a barba e se conformar. Mas, de cinco anos para cá, um método moderno de transplante de fios se transformou na salvação dos imberbes, que, agora, podem entrar na moda e ostentar uma cara cabeluda com orgulho.

Trata-se da FUE (Follicular Unit Extraction), técnica em que o dermatologista extrai unidades foliculares usando um instrumento similar a um copinho de um milímetro de diâmetro, com a borda cortante.

Barba é tão suja quanto vaso sanitário, diz pesquisador

Publicidade

De acordo com Arthur Tykocinski, presidente do 16º Congresso Mundial de Transplante Capilar, o procedimento é diferente do que se usava antigamente, quando até mesmo fios de cabelo eram usados na tentativa de preencher o rosto dos pacientes.

— Se colocamos um fio de cabelo em um lugar de barba, vai ter um comportamento que não traz um resultado estético muito bom. Agora, ajustamos o instrumento na pele exatamente em volta do folículo, e soltamos apenas a parte de cima, que é a parte dura do fio. A parte de baixo não vai ser mexida, já que, se cortamos muito fundo, o pelo não cresce mais ali.

Publicidade

O médico explica que o procedimento é completamente indolor, e que os resultados já aparecem em um mês após a cirurgia, feita com anestesia local no consultório mesmo.

A duração do implante pode variar entre uma a quatro horas, dependendo do tamanho da área a ser coberta.

Publicidade

— O transplante de barba não é algo extremamente novo, mas sua procura nos consultórios aumentou no último ano porque há uma questão cultural em que a barba voltou a ser um adorno importante. Quem tem falha na barba não consegue um visual harmônico, fica com aspecto juvenil. Com isso, acaba não usando e raspando os fios.

O público mais frequente no consultório de Tykocinski tem entre 20 e 30 anos de idade. Embora ele não revele quanto cobra, é possível encontrar o procedimento no mercado custando uma média de R$ 5.000 a R$ 10 mil, dependendo da quantidade de sessões.

O implante de barba é uma técnica bastante comum no Oriente Médio, Ásia e Estados Unidos. Dados da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery) apontam um crescimento de 237,4% no número de cirurgias entre 2004 e 2012. 

Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.