Inchaço nas pernas no verão pode ser retenção de líquido

Falta de exercícios físicos e excesso no consumo de sódio também podem provocar o sintoma

Inchaço nas pernas pode ser em decorrência da retenção de líquido
Inchaço nas pernas pode ser em decorrência da retenção de líquido Thinkstock

Um dos sintomas mais comuns sentidos na estação mais quente do ano é o inchaço nas pernas que, de acordo com o cirurgião vascular e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Roberto Augusto Caffaro, está relacionado à retenção de líquido e à falta de exercícios físicos.

De acordo com Caffaro, é comum que as pessoas ingiram mais líquido no verão do que no inverno, porque ficam com mais sede. Contudo, a quantidade consumida acaba se acumulando no corpo.

— Além do excesso de água, a alta temperatura dilata os vasos e as artérias, provocando o  inchaço.

Apesar de muito comum, é possível reduzir o desconforto por meio da prática de exercícios físicos.

Quer perder peso? Veja 12 alimentos que aceleram o metabolismo

— O movimento dos membros auxilia no bombeamento dos líquidos retidos e acomoda as pernas de forma elevada.

Segundo o doutor, as pessoas precisam prestar atenção na quantidade de água que ingerem para que não exagerem, nem fiquem desidratados. Além disso, reduzir o consumo do sal e evitar alimentos industrializados e com grande quantidade de sódio também são medidas que ajudam a desinchar.

Apesar de incomodar, o inchaço causado por altas temperaturas não resulta em sérios problemas de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um médico para ter certeza de que os sintomas estão sendo causados pelo calor e não por outros problemas.