Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japoneses desenvolvem máquina para detectar doenças através da respiração

Equipamento já consegue identificar com sucesso a cirrose hepática 

Saúde|

Teste demora cerca de 20 minutos
Teste demora cerca de 20 minutos Teste demora cerca de 20 minutos

Uma empresa de Tóquio, no Japão, desenvolveu um protótipo de uma máquina para detectar doenças através da respiração, um dispositivo que poderia permitir a realização de diagnósticos de forma mais rápida e simples no futuro.

O protótipo, concebido pela empresa de produtos de quartzo NDK (Nihon Dempa Kogyo) em parceria com a Universidade de Kitakyushu, já consegue identificar com sucesso a cirrose hepática ao detectar o amoníaco presente no ar espirado por pessoas que sofrem dessa doença, publicou nesta segunda-feira (15) o jornal Nikkei.

O sistema utiliza osciladores eletrônicos de quartzo cujos eletrodos são recobertos com membranas especiais. Ao serem expostos aos gases presentes no ar espirado por uma pessoa e, mais tarde, a uma amostra de ar, os osciladores reagem apontando se uma substância determinada está presente ou não na respiração do indivíduo.

Segundo a NDK, a vantagem deste sistema de cristal de quartzo é que sua sensibilidade é muito maior que a de outros métodos baseados em semicondutores e sistemas micro-eletromecânicos para detectar gases a partir do odor.

Continua após a publicidade

O processo do protótipo atual leva cerca de 20 minutos para colher o ar espirado através de uma máscara e reduzir a umidade da amostra, por isso a NDK quer se associar com algum fabricante de equipamentos médicos para melhorar esse sistema, especialmente as membranas.

O objetivo é que o paciente possa soprar quase que diretamente sobre os osciladores, o que permitiria um diagnóstico praticamente instantâneo, segundo a empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, a companhia ressaltou que a produção do equipamento teria baixo custo, já que o mesmo baseia sua tecnologia nos osciladores de quartzo, um produto bastante comum. 

Pesquisa estuda potencial de tratamento da ayahuasca com dependentes químicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.