Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça proíbe farmacêuticos de aplicar botox e técnicas estéticas

Proibição inclui outros procedimentos como peelings e preenchimentos faciais; ação foi movida pelo Conselho Federal de Medicina

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Botox é utilizado para amenizar rugas do rosto
Botox é utilizado para amenizar rugas do rosto Botox é utilizado para amenizar rugas do rosto

A aplicação de botox e laserterapia e a realização de peelings e preenchimentos faciais só poderão ser realizados por médicos. A decisão da Justiça foi divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na última sexta-feira (20).

A decisão liminar tomada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região anulou os efeitos de resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que estendia essa possibilidade aos farmacêuticos.

Leia também: Anvisa proíbe venda de lentes coloridas usadas em Cosplay

Segundo a decisão, o médico com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica é o profissional apto a realizar procedimentos deste tipo.

Publicidade

“Devido ao conhecimento na área de anatomia e fisiopatologia e da possibilidade de diagnóstico prévio de doença impeditiva do ato e da terapêutica, a capacitação técnica não pode estar limitada à execução do procedimento”, divulgou o CFM.

O Conselho Federal de Medicina comunicou por meio de nota que essa decisão da Justiça Federal é mais um fruto da estratégia elaborada pelo órgão, que criou uma Comissão Jurídica de Defesa ao Ato Médico, composta por advogados e representantes de várias entidades, como Associação Médica Brasileira (AMB), Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e sociedades de especialidades médicas.

Publicidade

Desde então, o grupo tem proposto ações e medidas em diferentes âmbitos em defesa dos interesses dos médicos, da medicina e da população.

Tratamentos estéticos

Publicidade

O botox, nome comercial de toxina botulínica, age na contração do nervo e bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina. As aplicações de Botox no rosto paralisam o músculo, amenizando as rugas.

Já o laserterapia consiste em uma radiação eletromagnética utilizada em tratamentos dermatológicos para eliminar manchas de pele e marcas de envelhecimento.

Leia também: Botox pode causar deformação no rosto

O peeling é uma técnica de descamação da pele do rosto realizada por meio de ácidos próprios para isso, com o objetivo de renovar a pele e assim tratar acne, manchas e rugas.

Os preenchimentos faciais têm o intuito de eliminar sulcos causados pela perda de colágeno da pele. São feitos por meio da aplicação de ácido hialurônico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.