Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Laboratórios deixam de exigir jejum antes de exames de sangue no Brasil

Nem todos os locais têm a tecnologia adequada para a realização do procedimento

Saúde|Do R7*

Exames mais populares como o de colesterol e hemogramas já podem ser realizados sem o jejum
Exames mais populares como o de colesterol e hemogramas já podem ser realizados sem o jejum Exames mais populares como o de colesterol e hemogramas já podem ser realizados sem o jejum

Laboratório do Brasil podem começar a realizar exames laboratoriais sem exigir que paciente esteja em jejum. Porém, ainda necessita de uma padronização dos procedimentos, já que nem todos os laboratórios têm a tecnologia necessária para realizar este tipo de teste. 

De acordo com a vice-diretora científica da SBCP (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica), Luisane Vieria, hoje, é possível fazer exame de sangue sem estar em jejum, pois osequipamentos utilizados para a avaliação das amostras coletadas e o estudo realizados por laboratórios possibilitam essa medida.

― O assunto ficou de lado por um tempo por não interessar a ninguém realizar um estudo sobre o tema, já que a cultura do jejum pré-exame sempre está presente. Mas agora, com o avanço das metodologias e equipamentos, pudemos voltar ao assunto e reabrir os estudos.

Novo exame de sangue 'pode prever Alzheimer'

Publicidade

Luisane afirma que apenas alguns exames estão inclusos nessa medida. Testes mais populares como o de colesterol, ureia, creatinina, sódio e potássio, hemogramas já podem ser realizados sem o jejum.

― Estamos conduzindo estudos para padronizar e especificar quais exames podem ser realizados sem o jejum. Alguns ainda não são possíveis de serem feitos sem ele, como os testes de glicemia e triglicerídeos, já que a alimentação interfere diretamente nos seus resultados.

Publicidade

Ministério da Saúde qualifica 85 laboratórios para realização de exames de papanicolau em SP

Apesar da decisão, a vice-diretora científica afirma que o paciente deve sempre seguir as orientações médicas para saber se será ou não necessário o jejuar antes dos exames laboratoriais.

Publicidade

― É sempre importante alinhar com o médico e com o laboratório se o jejum é necessário, já que muitas vezes médico e laboratório podem ter metodologias diferentes. 

*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.