Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lavar as mãos ou álcool gel? O que é melhor contra vírus e bactérias

Higiene pessoal ajuda a proteger não apenas de infecção por coronavírus, mas de doenças rotineiras, como gripes, resfriados e diarreia

Saúde|Do R7

Lavagem precisa durar ao menos 20 segundos
Lavagem precisa durar ao menos 20 segundos Lavagem precisa durar ao menos 20 segundos

Uma das maneiras mais baratas e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas — como a covid-19 (causada pelo coronavírus SARS-CoV2), gripe, resfriado e até diarreias — é pelo o hábito de lavar as mãos com água e sabão frequentemente.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) ressaltam que lavar as mãos ajuda a proteger contra uma em cada três doenças que causam diarreias e uma em cada cinco infecções respiratórias.

"Sabão e água são mais eficazes que os desinfetantes para as mãos [álcool gel] na remoção de certos tipos de germes, como Cryptosporidium [protozoários que causam diarreia aquosa], norovírus [vírus que causa gastroenterite aguda, chamada de 'diarreia do viajante'] e Clostridium difficile [bactéria que causa diarreia]", orienta o CDC.

O órgão ainda orienta que as fezes humanas e animais são fontes da maioria dos vírus e bactérias que causam doenças em pessoas.

Publicidade

Leia também: Buscas no Google por 'máscara' aumentam após caso de coronavírus

Germes chegam às pessoas após o uso do banheiro ou troca de fraldas sem a devida higienização posterior das mãos. Manusear carnes ou saladas cruas com quantidades invisíveis de fezes nos dedos é uma fonte rotineira de contaminações.

Publicidade

Um estudo de pesquisadores dos Países Baixos mostrou que apenas 1 g de fezes humanas (equivalente ao peso de um clipe de papel) chega a ter 1 trilhão de germes.

Esses micro-organismos também podem ficar nas mãos após espirro ou tosse. As gotículas ficam em objetos ou no corpo das pessoas. Uma vez levadas à boca, olhos ou nariz, existe o risco de infecção.

Publicidade

Recentemente, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembrou que durante a pandemia de H1N1, em 2009, as campanhas para que as pessoas lavassem mais as mãos e utilizassem álcool gel resultaram também na redução de casos de diarreia nas emergências de hospitais.

O CDC ainda ressalta que a lavagem das mãos em comunidades:

• Reduz o número de pessoas que ficam doentes com diarreia de 23% a 40%. 

• Reduz a doença diarreica em pessoas com sistema imunológico enfraquecido em 58%.

• Reduz as doenças respiratórias, como resfriados, na população em geral de 16% a 21%.

• Reduz as faltas escolares de crianças e adolescentes entre 29% e 57% por doença gastrointestinal.

A lavagem das mãos precisa durar ao menos 20 segundos e inclui ensaboamento, esfregamento, limpeza dos polegares e pulsos, enxágue e secagem em toalha limpa ou de papel.

Vírus, como o coronavírus, possuem uma proteção externa que é uma camada lipídica, de gordura. O uso de sabonete, que funciona como um desengordurante nestes casos ao eliminar essa camada.

Leia também: Máscara não impede contaminação de coronavírus

Álcool gel

Álcool pode não funcionar bem quando as mãos estão sujas
Álcool pode não funcionar bem quando as mãos estão sujas Álcool pode não funcionar bem quando as mãos estão sujas

O álcool gel é apontado pelas autoridades sanitárias do Brasil e dos EUA como alternativa à lavagem das mãos, apenas para momentos em que não houver água e sabonete.

O CDC destaca que o álcool gel pode não funcionar quando as mãos estão muito sujas ou oleosas.

Além disso, o álcool puro não se mostra tão eficaz como antibacteriano. Por isso, recomenda-se uma solução que contenha entre 60% e 95% de álcool, a que é normalmente vendida nas farmácias e supermercados.

"A maioria dos antissépticos para as mãos à base de álcool contém isopropanol, etanol, n-propanol ou uma combinação de dois desses produtos. A atividade antimicrobiana dos álcoois pode ser atribuída à sua capacidade de desnaturar e coagular proteínas. As células do micro organismo são então lisadas e seu metabolismo celular é interrompido", destaca um artigo científico assinado por um pesquisador da Universidade de Hackensack, nos Estados Unidos.

O estudo ainda ressalta que ficou comprovado que o álcool gel é capaz de inativar coronavírus como o SARS-CoV e o MERS-CoV, da mesma família do vírus que provoca a epidemia atual. 

Para aplicar o álcool gel, coloque uma quantidade equivalente a uma colher de chá na palma de uma das mãos e esfregue as duas, embaixo e em cima, incluindo os dedos e pulsos; aguarde secar.

Virose, gripe ou intoxicação alimentar? Entenda as diferenças:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.