Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líbano toma medidas de precaução para evitar contágio do ebola

Nos últimos meses, doença já matou mais de 700 pessoas no oeste da África

Saúde|

As autoridades libanesas anunciaram nesta sexta-feira (1º) que tomaram uma série de precauções para impedir o contágio do ebola, que já tirou mais de 700 vidas nos últimos meses no oeste da África.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho informou que tinha decidido, em colaboração com o de Saúde, suspender as permissões de trabalho aos cidadãos de Serra Leoa, Guiné e Libéria, onde se concentrou o foco de ebola, para proteger a "saúde pública" dos libaneses.

O ministro da Saúde, Wael Abu Faur, que fez uma inspeção no aeroporto internacional de Beirute, declarou à imprensa que pediu às companhias aéreas, especialmente para as que transportam passageiros desde esses países, que informem às autoridades sobre qualquer passageiro com os sintomas relacionados com o ebola como vômitos, febre ou diarreia.

Governo brasileiro reforça vigilância contra vírus ebola

Publicidade

Dessa forma, os afetados poderão ser acompanhados pela equipe médica do aeroporto, formado por 18 pessoas, entre médicos e enfermeiras. Abu Faur também pediu aos libaneses a não ter "temor, já que as medidas tomadas superam as recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde)". 

— A maioria dos viajantes não vêm diretamente ao Líbano e são submetidos a testes em outros aeroportos e, apesar disso, nós também estamos fazendo.

Publicidade

Presidente de Serra Leoa declara estado de emergência pública por surto de ebola

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores pediu às embaixadas que informem aos libaneses sobre as medidas tomadas e prestem socorro quando quiserem retornar a seu país. Estima-se que cerca de 12 mil libaneses vivem em Serra Leoa, 3.500 em Guiné e 6.500 na Libéria.

A OMS reconheceu hoje que os governos dos países afetados pela epidemia podem ser obrigados a impor restrições à circulação de pessoas e a reuniões ou eventos públicos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.