Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais Médicos: municípios mais pobres do Brasil serão atendidos no terceiro ciclo

São quase 1.500 cidades com IDH muito baixo ou população em extrema pobreza

Saúde|Do R7

A população que mora nos municípios mais pobres do Brasil vai contar, nos próximos dias, com médicos para atendimento na atenção básica à saúde. A terceira fase do programa Mais Médicos, do ministério da Saúde, vai garantir atendimento integral da demanda dessas cidades.

São 1.473 municípios com IDH baixo e muito baixo ou com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza. Nesta etapa, são mais 2.890 profissionais. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca que a chegada desses profissionais à Atenção Básica vai melhorar o atendimento de mais de 30 milhões de brasileiros.

— Vai impactar no número de internações que são evitáveis pela atenção básica à saúde. Nós teremos, de fato, não só a garantia do acesso, mas uma transformação significativa nas condições de saúde e de vida da população brasileira. Em particular desses 33 milhões de brasileiros e brasileiras, que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de contar com uma equipe de saúde completa, inclusive com a presença do médico.

Pariquera-Açu espera substituto de médico cubano

Publicidade

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou ainda que vai notificar os 89 médicos que deixaram de frequentar as atividades do programa para formalizar o desligamento desses profissionais. No grupo estão 80 brasileiros e nove estrangeiros. Cinco deles da seleção individual e quatro cubanos da cooperação com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

Outros três cubanos abandonam programa Mais Médicos

Publicidade

Nesta terceira etapa, o número total de cidades atendidas pelo Mais Médicos vai aumentar para 3.279 e a população diretamente beneficiada vai crescer de 23 milhões para 33 milhões de brasileiros. A partir de março, vão ser mais de 9 mil e 500 profissionais realizando especialização em Atenção Básica enquanto atendem em unidades básicas de saúde do SUS.

Cubana que largou Mais Médicos teme ser 'sequestrada' no Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.