Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos alertam idosos para os riscos da catarata

Quem passou dos 60 anos deve fazer o exame periodicamente

Saúde|Da Agência Brasil

20 milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão, sendo 350 mil brasileiros
20 milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão, sendo 350 mil brasileiros 20 milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão, sendo 350 mil brasileiros

Para alertar sobre uma das principais causas de cegueira no mundo, a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Retrativa aproveita o Dia do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1º), e sugere que quem passou dos 60 anos faça o exame periodicamente. A catarata está ligada ao envelhecimento e tem mais chance de aparecer em quem passou dos 40 anos. Doenças como glaucoma, diabetes e o hábito de fumar também favorecem a doença.

Segundo o presidente da instituição, Daniel Montengero, principalmente em países tropicais, como o Brasil, onde incidência de raios solares é alta, é maior o número de pessoas com o problema que causa cegueira. Para detectar a doença e evitar que evolua, ele explica que deve ser feito um exame médico simples, no consultório das redes pública ou privada de saúde.

— A catarata é provocada por uma baixa progressiva da visão que se inicia com a perda de sensibilidade ao contraste, passa para o contraste das cores, a pessoa começa a ver preto e branco e, mais tardiamente, há perda de visão.

Pacientes ficam cegos após cirurgia de catarata em SP

Publicidade

Nos cálculos da Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo, 20 milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão, sendo 350 mil brasileiros. Porém, mesmo relacionada ao envelhecimento, a doença pode ser tratada com cirurgia. No procedimento, disponível em hospitais da maior parte do país, é colocada uma lente no olho do paciente.

Para adiar a doença, o médico sugere evitar alimentos como enlatados e refrigerantes, usar óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta e evitar o uso de corticoides.

— De modo geral, a pessoa deve procurar ter uma vida saudável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.