Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos encontram 27 lentes de contato "perdidas" em olhos de paciente

Caso ocorreu na Inglaterra; mulher de 67 anos se preparava para cirurgia de catarata

Saúde|Do R7

Paciente acumulou lentes de contato nos próprios globos oculares por mais de 20 anos; médicos se chocaram
Paciente acumulou lentes de contato nos próprios globos oculares por mais de 20 anos; médicos se chocaram Paciente acumulou lentes de contato nos próprios globos oculares por mais de 20 anos; médicos se chocaram

Um grupo de médicos encontrou 27 lentes de contato nos olhos de uma paciente de 67 anos de idade, de acordo com artigo publicado em julho no periódico britânico British Medical Journal. O achado se deu enquanto a senhora se preparava para uma cirurgia em um hospital próximo à Birmingham, na Inglaterra.

A publicação afirma que as lentes estavam agrupadas em uma "massa azulada" e unidas por uma espécie de muco. Rupal Morjaria, uma das oftalmologistas que participou do processo de remoção, afirma que a paciente ficou chocada após saber o que os médicos encontraram em seus globos oculares.

— Quando ela retornou ao consultório, duas semanas após a retirada das lentes, ela me disse que seus olhos estavam muito mais confortáveis. Ela pensava que o desconforto era causado apenas pela idade e pela secura dos olhos. Nós também ficamos muito surpresos com o achado.

"Fiquei cega de um olho por colocar lentes de contato com as mãos molhadas", diz britânica

Publicidade

De acordo com o jornal americano The Washington Post, Morjaria decidiu publicar um artigo sobre o caso justamente porque poucos médicos sabem que um mesmo paciente pode perder tantas lentes de contato nos próprios olhos.

Histórico

Publicidade

A idosa usava lentes de contato mensalmente desde os 35 anos de idade, mas raramente visitou o oftalmologista durante os anos que se passaram. Ao desenvolver catarata, no último mês de novembro, ela teve de visitar um especialista. O médico fez a descoberta ao aplicar anestesia nos olhos da paciente antes da operação que resolveria o problema.

"Ficamos impressionados que ela nunca tenha se incomodado com isso antes, porque lentes de contato presas aos olhos geralmente causam muita irritação", afirmou a autora do artigo.

Publicidade

— É comum encontrarmos lentes presas na pálpebra superior de pacientes, mas esse volume foi uma descoberta inédita.

Por conta do achado, a operação para a correção da catarata foi postergada. "Como ela ficou com estas lentes de contato por um tempo desconhecido nos olhos, o risco de contração de bactérias seria muito alto caso realizássemos a operação", conclui Rupal Morjaria.

Por que os cientistas falam em uma epidemia de miopia — e qual a sua origem

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.