Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menstruação irregular e aparecimento de pelos e acnes podem ser sinais de ovário policístico

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 30% das mulheres apresentam a disfunção

Saúde|Do R7

Irregularidade menstrual e infertilidade são sintomas da síndrome do ovário policístico
Irregularidade menstrual e infertilidade são sintomas da síndrome do ovário policístico Irregularidade menstrual e infertilidade são sintomas da síndrome do ovário policístico

Irregularidade na menstruação, aparecimento de pelos e acnes e aumento de gordura abdominal podem ser sinais de síndrome dos ovários policísticos. De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 20% a 30% das mulheres apresentam a disfunção no País.

De acordo com a ginecologista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sônia Tamanaha, as portadoras costumam apresentar também infertilidade, maior produção de hormônios androgênicos, e maior risco de desenvolver obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e alguns cânceres.

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio endócrino caracterizado por alterações hormonais e funcionais dos ovários que, via de regra, apresenta múltiplos e pequenos cistos.

— A detecção dessa síndrome é feita por meio de um conjunto de critérios clínicos, laboratoriais e ultrassonográficos, que podem revelar os múltiplos cistos ovarianos.

Publicidade

Tratamento hormonal para menopausa pode aumentar risco de câncer de ovário

Apesar do desenvolvimento do distúrbio ocorrer durante toda a vida, o período em que a síndrome mais acomete as mulheres é a idade reprodutiva. Geralmente, as primeiras manifestações começam ainda na adolescência — após dois anos da primeira menstruação — com persistência de atrasos ou ausência dos ciclos menstruais, estendendo-se até o início do período da transição para a menopausa. Cerca de 6 a 10% da população feminina entre 18 e 45 anos apresentam a disfunção.

Publicidade

— Por outro lado, é importante destacar que são mulheres jovens que têm a possibilidade de adotar mudanças no seu estilo de vida, receber intervenções terapêuticas efetivas e minimizar as possíveis repercussões negativas — se diagnóstico e tratamento forem realizados precocemente.

Segundo a professora, o tratamento é direcionado às necessidades particulares de cada mulher, dependendo do desejo ou não de engravidar e na prevenção de futuras complicações em virtude da frequente associação com outras doenças.

— Nesse sentido, a orientação nutricional e estímulo à atividade física são as primeiras recomendações - especialmente para aquelas com excesso de peso. Além disso, podem ser necessárias orientações cosméticas, incluindo depilação a laser, medicações para normalizar a função menstrual, controlar o hiperandrogenismo, associação de tratamentos clínicos e da infertilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.