Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulher que fez transplante de útero está grávida

Jovem turca de 22 anos foi a primeira mulher submetida ao procedimento

Saúde|

Derya Sert, que recebeu o transplante, e o médico Omer Ozkan
Derya Sert, que recebeu o transplante, e o médico Omer Ozkan Derya Sert, que recebeu o transplante, e o médico Omer Ozkan

Uma jovem turca de 22 anos, a primeira mulher do mundo a receber um transplante de útero com êxito, está grávida, outro feito mundial, anunciaram nesta sexta-feira (12) seus médicos.

"Os testes preliminares de duas semanas são compatíveis com uma gravidez", indicou, em um comunicado, o professor Mustafa Unal, médico-chefe do hospital universitário Akdeniz en Antalya.

Os médicos conseguiram implantar com sucesso no útero de Derya Sert vários embriões fecundados in vitro a partir de seus óvulos e de espermatozoides de seu marido.

Transplante de útero dá esperança a milhares de mulheres

Publicidade

"A saúde da paciente é boa", enfatiza o comunicado de seu médico.

Nascida sem útero, a jovem se converteu, em agosto de 2011, na primeira mulher a sofrer um transplante de útero com êxito.

Publicidade

Suécia faz primeiro transplante de útero de mãe para filha

Este trasplante, realizado por uma equipe de médicos turcos em Antalya, deu esperanças a milhares de mulheres no mundo, onde cada uma em cada 5.000 nasce sem útero, segundo as estatísticas.

Publicidade

A gravidez de Derya Sert apresenta muitos riscos, mas se desenvolve de uma maneira normal, e a jovem deverá dar à luz por cesariana.

Seu útero deverá ser extraído nos meses seguintes ao nascimento para evitar complicações e risco de rejeição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.