11 Benefícios da Abobrinha – Para Que Serve e Propriedades

11 Benefícios da Abobrinha – Para Que Serve e Propriedades

Que benefícios da abobrinha são mais impactantes para nosso corpo? Por que ela é considera um alimento super saudável?

A abobrinha é originária das Américas e pode ser encontrada nas cores amarelo, verde-claro e verde mais escuro. Ainda que popularmente considerada como um vegetal, botanicamente está classificada como uma fruta pertencente à família da melancia, melão, moranga e pepino (espécie Curcubita pepo). Veremos a seguir para que serve a abobrinha, seus principais benefícios e propriedades.

Propriedades Nutricionais da Abobrinha

Porção: 1 xícara de abobrinha cozida (220g)

Energia: 40 calorias Carboidratos: 3,9 g Fibras: 1,4 g Proteínas: 1,2 g Gorduras: 2,6 g

Das propriedades da abobrinha mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Além disso, ajuda a prevenir doenças que podem advir da falta de vitamina C como escorbuto, esclerose e aparecimento de hematomas. Quando consumida regularmente, a abobrinha pode auxiliar também na redução dos níveis de homocisteína, que é um aminoácido presente no sangue e que, em grandes quantidades pode causar entupimento de artérias e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

11 Benefícios da Abobrinha – Para Que Serve e Propriedades

Veremos a seguir os principais benefícios da abobrinha para saúde e boa forma. Entenderemos para que serve esse alimento versátil e saboroso.

1- Poder antioxidante

Essa talvez seja a melhor característica da abobrinha. Como uma excelente fonte de manganês e uma boa fonte de vitamina C, a abobrinha fornece uma grande combinação de nutrientes antioxidantes convencionais, e também de antioxidantes não convencionais, incluindo-se os carotenóides luteína e zeaxamina. Ambos são especialmente úteis na proteção aos olhos, incluindo-se proteção contra a degeneração macular e a catarata decorrentes do avanço da idade.

Para obter integralmente os benefícios da abobrinha relacionados aos antioxidantes é necessário consumir não somente a polpa, mas também a casca e as sementes já que muitos nutrientes antioxidantes valiosos são encontrados nessas partes. Uma boa dica para compra é a abobrinha orgânica, reduzindo, assim, o risco de contaminação por agentes pesticidas. Mesmo utilizando a abobrinha orgânica, convém lavar bem a casca em água corrente com o auxílio de uma escovinha, antes do preparo.

2- Benefícios aos níveis de açúcar no sangue e diabéticos

Na abobrinha, a lista de nutrientes relacionados com a regulação do açúcar no sangue saudável é longa. O correto metabolismo de açúcar no corpo requer ampla presença de muitas vitaminas do complexo B e a maioria destas vitaminas do complexo B são encontradas em quantidades valiosas na abobrinha. Incluem-se aqui o ácido fólico, vitaminas B6, B1, B2, B3, e colina. Também importante no metabolismo do açúcar no sangue são o zinco e magnésio, bem como os ácidos graxos omega-3, todos estes nutrientes fornecidos pela abobrinha.

Um dos pilares da proteção à saúde dos portadores de diabetes tipo 2 é a ingestão de grandes quantidades de fibras alimentares. A abobrinha não só fornece uma quantidade muito boa de fibra alimentar (2,5 gramas por porção de 100 g), mas também fornece fibras de polissacarídeos como a pectina, que têm benefícios especiais para a regulação do açúcar no sangue. A pectina existente na abobrinha muitas vezes inclui cadeias de ácido D-galacturónico chamado homogalaturonano. Um número crescente de estudos em animais mostram que estes componentes ajudam a manter os níveis da insulina e de açúcar no sangue em equilíbrio, protegendo contra o aparecimento da diabetes tipo 2.

3- Benefícios Anti-inflamatórios

Embora sem existência de extensas pesquisas a respeito, existem interessantes benefícios da abobrinha pouco explorados. Uma destas áreas está relacionada às inflamações.

A presença de gorduras omega-3 nas sementes de abobrinha, a presença de carotenóides anti-inflamatórios como a luteína, zeaxantina e beta-caroteno, bem como a presença de polissacarídeos anti-inflamatórios como homogalaturonano fazem deste vegetal uma escolha natural para a proteção contra as indesejadas inflamações. Vários estudos preliminares em animais mostram proteção anti-inflamatória potencial para o sistema cardiovascular e também para o trato gastrointestinal, especialmente contra as úlceras gástrica e duodenal.

4- Proteção antimicrobiana

As sementes da abobrinha e o óleo extraído dessas sementes têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários. Curiosamente, sementes de abobrinha ainda são utilizadas em algumas partes do mundo, para o tratamento de vermes intestinais ou outros parasitas intestinais, ainda que não haja estudos científicos suficientes que respaldem essa utilização.

5-Auxiliar na Saúde da próstata

A utilização dos benefícios da abobrinha para doenças da próstata se aplica ao alargamento não canceroso da próstata conhecido como hiperplasia prostática benigna, ou BPH. Sementes e óleos de abobrinha têm sido tradicionalmente usados para ajudar a diminuir a frequência de micção que é comumente experimentada por homens diagnosticados com HBP.

6- Benefícios Contra o Câncer

A combinação de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias existentes na abobrinha fornece benefícios anti-câncer. O desenvolvimento de muitos tipos de câncer depende do estresse oxidativo crônico indesejado, derivado do reduzido consumo de nutrientes antioxidantes, e da inflamação crônica que pode ocorrer ao longo da vida, com falta de nutrientes anti-inflamatórios. Os benefícios anti-cancerígenos da abobrinha ainda estão em fase preliminar de estudos.

7- Protege o sistema respiratório contra a asma

Devido à sua grande quantidade de vitamina C, a abobrinha é considerada como um excelente aliado no combate à asma. A vitamina C, um poderoso antioxidante, também desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico e no combate às doenças respiratórias. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter os pulmões abertos e limpos.

8- Fortalece dentes e ossos

A abobrinha também contém cálcio que ajuda no correto funcionamento do sistema nervoso e fortalece nossos ossos e dentes.

9- Diminui o colesterol ruim

O alto conteúdo de fibras existente na abobrinha ajuda na redução do colesterol ruim. Os níveis de vitamina A e vitamina C retardam o início da aterosclerose, evitando que o colesterol se oxide nas veias e artérias do corpo e provoque obstruções.

10- Auxilia na perda de peso

A abobrinha cozida, com casca, contém apenas incríveis 37 calorias por porção de 100g, sendo uma das “queridinhas” nas dietas para redução de peso. É recomendável utilizar a abobrinha em substituição a outros alimentos com mais calorias como os que contém carboidratos. Assim, você pode comer uma porção maior de abobrinha em forma de salada, refogada com azeite de oliva, assada ou grelhada sem se preocupar em violar os números de calorias da sua dieta. E ainda tem mais! Por conter 95% de água a abobrinha também ajuda a manter seu corpo hidratado, o que lhe garante mais energia e menor incidência de dores de cabeça.

Veja também: Abobrinha Engorda ou Emagrece?

11- Excelente para o coração

Com grandes quantidades de potássio, que ajudam a diminuir a pressão arterial e também de folato que diminui o aminoácido homocisteína que causa ataques do coração e derrames, a abobrinha também é rica em magnésio que ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros e as batidas do coração em ritmo estável.

Cuidados na compra e conservação

Procure sempre pelas abobrinhas mais firmes e com casca brilhante. Não compre as que estiverem furadas, rachadas, com manchas escuras ou partes moles. Prefiras as menores, pois são mais saborosas. Uma vez que estragam com facilidade, compre apenas a quantidade que você pretende utilizar em poucos dias.

Antes de guardar, lave bem a abobrinha com uma escovinha em água corrente, enxugue e guarde na geladeira até a utilização.

Após o preparo, a abobrinha também pode ser congelada para consumo futuro.

Contraindicações?

Em virtude de suas baixas calorias e quantidade considerável que vitaminas e minerais, não existe nenhum estudo de que as abobrinhas possam causar quaisquer contraindicações em pessoas saudáveis ou com alguma moléstia.

Propriedades Marcantes da Abobrinha A abobrinha é um dos vegetais menos calóricos do mundo. Tem apenas 37 calorias a cada 100 g cozida. Não contém gorduras saturadas relevantes ou colesterol. Sua casca é uma fonte excelente de fibras que ajudam a reduzir a prisão de ventre e, consequentemente, oferece proteção contra o câncer de cólon. As abobrinhas, especialmente as de casca amarela, são ricas em flavonoides e antioxidantes fenólicos como ascarotenos, luteína e zea-xantina. Esses ingredientes diminuem a ação dos radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que possuem papel fundamental no envelhecimento e outras doenças. Esse vegetal detém boas quantidades de folatos: fornecem 24 µg ou 6% de RDA a cada 100 g. Os folatos são importantes na divisão celular e na síntese do DNA. Quando ingeridos em quantidades corretas no início da gravidez ajudam a prevenir defeitos no feto. É uma grande fonte de potássio, um importante eletrólito intra-celular. O potássio é um eletrólito muito favorável ao coração já que auxilia na redução da pressão sanguínea e controla os batimentos cardíacos através da redução do sódio. Abobrinhas frescas são ricas em vitamina A: fornecem cerca de 200UI a cada 100 g. Fornecem, também, cerca de 30% das necessidades diárias de vitamina C a cada 100 g consumidas. Contém níveis moderados de vitaminas do complexo B, bem como minerais importantes como ferro, manganês, fósforo e zinco.

Adicione esse vegetal incrível como parte da sua dieta regular e sinta os benefícios da abobrinha na sua saúde e boa forma!

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+) #parent_div_1, #parent_div_2, #parent_div_3{ width:300px; height:150px; border:0px; margin-right:8px; margin-bottom:25px; float:left; } .child_div_1{ float:left; margin-right:0px; margin-bottom:25px; } body { margin-left: 0px; margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; }

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1432763265197-0'); }); googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1432763265197-1'); }); O que achou dos benefícios da abobrinha? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo! Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.