Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mundo supera marca de 400 milhões de casos de Covid-19

Plataforma da Universidade Johns Hopkins mostra que apenas nas últimas quatro semanas ocorreram 87 milhões de novas infecções

Saúde|Do R7

Explosão de novos casos é associada ao avanço da Ômicron, variante do coronavírus
Explosão de novos casos é associada ao avanço da Ômicron, variante do coronavírus Explosão de novos casos é associada ao avanço da Ômicron, variante do coronavírus (IVAN ALVARADO/REUTERS)

Passados cerca de dois anos desde que a Covid-19 se tornou uma doença global, a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, registrou nesta quarta-feira (9) mais de 400 milhões de casos acumulados nesse período.

Os números, todavia, chamam atenção porque a marca de 300 milhões foi alcançada há cerca de um mês, em 7 de janeiro.

Apenas nas últimas quatro semanas foram contabilizados 87 milhões de novas infecções, segundo a plataforma, que acompanha a evolução da pandemia desde o início.

O surgimento da Ômicron, variante do coronavírus mais transmissível do que aquelas que circulavam até novembro do ano passado, é apontado por epidemiologistas como a causa desta quarta onda mundial da pandemia.

Publicidade

Até mesmo países com altas taxas de vacinação experimentaram picos de infecções desde o começo de dezembro. Todavia, onde a cobertura vacinal é maior, a mortalidade acaba não sendo impactada.

Isso não significa que a Ômicron esteja matando menos. A desigualdade da distribuição de vacinas no mundo e a resistência de muitas pessoas em se imunizar ainda fazem com que o coronavírus mantenha sua letalidade.

Publicidade

Somente no mês de fevereiro já foram contabilizadas 100 mil mortes por Covid-19, segundo a Johns Hopkins. O acumulado chega a 5,76 milhões.

O Brasil é apontado pela instituição como o quarto país do mundo em número de novos casos e o terceiro em número de mortes nos últimos 28 dias. Também lideram a lista Estados Unidos, França, Índia e Itália.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.