Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na China, 86% das infecções por coronavírus não foram registradas

Mais de 81 mil pessoas foram diagnosticadas com covid-19 na China, mas números podem ser ainda mais elevados, segundo estudo

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Epidemia começou na China no início de janeiro
Epidemia começou na China no início de janeiro Epidemia começou na China no início de janeiro

Um estudo publicado nesta segunda-feira (16) na revista científica Science revela que 86% das infecções por coronavírus na China, entre 10 e 23 de janeiro, não foram documentadas, o que teria propiciado a rápida disseminação da doença.

O artigo, assinado por cientistas do Reino Unido, EUA, Hong Kong e China, intitulado "Infecção substancial não documentada facilita a rápida disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV2), analisou o cenário de 375 cidades chinesas antes das restrições de viagem impostas em 23 de janeiro.

"Também descobrimos que, de 10 a 23 de janeiro, apenas 14% do total de infecções na China foram relatadas. Essa estimativa revela uma taxa muito alta de infecções não documentadas: 86%", escreveram os pesquisadores.

Segundo o artigo, "essas infecções não documentadas geralmente apresentam sintomas leves, limitados ou inexistentes e, portanto, não são reconhecidas e, dependendo de sua contagiosidade e número, podem expor uma parcela muito maior da população ao vírus do que ocorreria de outra forma".

Publicidade

Leia também: Casos do novo coronavírus dobram a cada três dias na França

Até esta segunda-feira (16), a China havia registrado cerca de 81 mil casos de coronavírus, com 3.217 mortes. 

Publicidade

"Nossas descobertas enfatizam a seriedade e o potencial pandêmico da SARS-CoV2", acrescentam os cientistas.

"O vírus da influenza pandêmica H1N1 de 2009 também causou muitos casos leves, espalhou-se rapidamente por todo o mundo e acabou se tornando endêmico. Atualmente, existem quatro cepas endêmicas de coronavírus atualmente circulando em populações humanas (229E, HKU1, NL63, OC43). Se o novo coronavírus seguir o padrão da influenza pandêmica H1N1 de 2009, ele também se espalhará por todo o mundo e se tornará um quinto coronavírus endêmico na população humana."

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus
Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.