Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Navio onde Wesley Safadão fez show tem suspeita de surto de rubéola

Segundo a Anvisa, 13 casos suspeitos foram detectados em Santos (SP), dois no trajeto para Balneário Camboriú (SC) e outro no litoral catarinense

Saúde|Kaique Dalapola, do R7

Tripulantes foram diagnosticados com rubéola em navio com show de Safadão
Tripulantes foram diagnosticados com rubéola em navio com show de Safadão Tripulantes foram diagnosticados com rubéola em navio com show de Safadão

Passageiros e tripulantes do navio em que o cantor Wesley Safadão fez um show durante um cruzeiro marítimo foram imunizados depois que 16 tripulantes foram diagnosticados com rubéola. Os resultados dos exames conclusivos ainda não foram divulgados.

Segundo a Secretaria de Saúde de Santos, no litoral paulista, 13 casos foram detectados ainda no porto da cidade, na sexta-feira (15), e os tripulantes foram isolados dentro da embarcação. O navio seguiu normalmente para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Saiba mais: Por que é importante se vacinar mesmo na idade adulta

O cruzeiro havia saído do porto de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, para o Porto de Santos, em São Paulo. No sábado (16), novos passageiros embarcaram em Santos, com destino a Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O cantor Wesley Safadão embarcou na segunda-feira (18), já na cidade catarinense.

Publicidade

Ainda conforme a Anvisa, no trajeto de Santos para Balneário Camboriú, houve a notificação de mais dois tripulantes suspeitos de rubéola. Chegando no litoral catarinense, uma equipe da Anvisa, juntamente com a Cievs-SC (Secretaria de Saúde de Santa Catarina), entrou no navio e detectou mais um caso de paciente com sintomas da doença entre os tripulantes.

Leia também: Sarampo, polio, rubéola e difteria voltam a ameaçar o Brasil

Publicidade

A Anvisa afirma que a avaliação clínica das 16 pessoas com suspeita de rubéola ainda não tem diagnóstico conclusivo, e os resultados estão previstos para os próximos dias.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram coletadas amostras de 16 tripulantes do navio e o material foi enviado para o laboratório de referência do Instituto Adolfo Lutz. A agência ainda afirma que “foram adotadas medidas sanitárias de limpeza e desinfecção das cabines onde se encontravam os casos suspeitos”.

Publicidade

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do cantor.

Saiba mais sobre a rubéola

A rubéola é uma infecção contagiosa transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus da família Togaviridae. A rubéola torna-se mais grave quando a grávida contrai a doença durante a gestação e transmite para o feto, gerando a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Nesses casos, o feto pode apresentar malformações congênitas, como surdez, malformações cardíacas e lesões oculares, segundo o Ministério da Saúde.

Veja também: Vacinação: os 8 mitos que estão levando ao ressurgimento de doenças evitáveis

Entre os sintomas da infecção por rubéola estão a febre, mudança no tamanho dos linfonodos próximos à orelha, vermelhidão e coceira na pele. A transmissão ocorre por meio do contato direto, sendo transmitida por secreções da fala, espirros ou tosse.

A transmissão da rubéola pode ser prevenida por meio da vacina tríplice viral, que protege contra a rubéola, sarampo e caxumba, e está disponível nos postos de saúde.

Veja cinco motivos que estão levando à volta do sarampo e da poliomelite:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.