R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 26/10/2009 às 13h00:

Bahia confirma que mortes em Porto Seguro foram causadas por meningite

As vítimas morreram na última sexta (23); há mais dois casos confirmados e dois suspeitos

Do R7

A causa da morte de quatro pessoas em Porto Seguro, na última sexta (23), foi confirmada. Elas morreram de meningite meningocócica. Segundo o coordenador estadual da Vigilância e Emergência em Saúde Pública, Juarez Dias, até agora foram notificados oito casos, nem todos confirmados. Fora os quatro óbitos, há dois casos confirmados e outros dois suspeitos.

As vítimas, jovens entre 16 e 29 anos, participaram da mesma festa no domingo (18) na cidade de Trancoso, no extremo sul da Bahia, mas não se conheciam. Três eram homens: um dos rapazes tinha 23 anos, era de São Paulo e estava na região havia 15 dias; outro tinha 17 anos e era da cidade de Arraial D’Ajuda e o terceiro tinha 16 anos e era de Trancoso. A quarta vítima era uma mulher de 29 anos que morava em Trancoso.

Segundo Dias, não surgiu nenhum caso novo desde a última sexta, quando ocorreram as quatro mortes e foram divlugados os quatro casos, sendo somente dois confirmados. Mas, na opinião do coordenador, ainda é cedo para se falar em um surto da doença na cidade.

- Temos que esperar dez dias. Se até o dia 3 de novembro não surgir mais nenhum caso, é possível garantir que não há um surto. 

O coordenador destaca que as providências tomadas emergencialmente foram eficazes.

- Contatamos todos aqueles que estiveram próximos dos doentes. Além disso, as unidades de atendimento de Trancoso e Arraial D'Ajuda estão em alerta para que qualquer paciente com quadro suspeito seja encaminhado imediatamente para o Hospital de Porto Seguro.

A meningite é uma inflação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro. Ela é causada por uma bactéria e está entre os mais graves tipos de meningite, porque pode levar o paciente à morte em pouco tempo. A doença é transmitida por via oral e o período de incubação varia de dois a dez dias. Os sintomas são febre, náusea, vômitos e dores de cabeça e principalmente no pescoço.

O R7 contatou a agência de turismo Formaturismo, que realiza viagens de formatura à Porto Seguro nesta época do ano, e a assessoria de imprensa da empresa disse desconhecer a situação de alerta da cidade. 


 
Veja Relacionados:  meningiete, porto seguro, saúde
meningiete  porto seguro  saúde 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping