R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

30 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 28/10/2011 às 20h03:

Caso de Luciano serve de alerta
no uso de remédios diuréticos

Quem toma esse tipo de remédio precisa repor potássio no corpo

Felipe Maia, do R7

Publicidade

O caso do cantor Luciano, que foi internado às pressas nesta sexta-feira (28) com risco de problemas no coração após tomar diuréticos, mostra a necessidade de cuidados ao tomar esse tipo de remédio. O problema é que esses remédios, que fazem com que o corpo elimine mais líquido, podem causar a perda excessiva de sódio e potássio no organismo.

Leia os destaques do dia

Em um boletim médico divulgado nesta sexta-feira (28), o médico Hipólito Carraro Júnior, coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde o cantor foi internado, disse que ele sofreu uma “redução do potássio no sangue”, em razão do “uso recente de diurético usado para controle de inchaço nos braços e pernas”.

O potássio é importante para o nosso corpo porque ele atua na regulação elétrica das células. Uma queda nas taxas desse nutriente pode desestabilizar as membranas das nossas células, algo que se torna especialmente no grave no caso do coração.

Uma perturbação dessas nas células do órgão pode causar arritmia (batimentos cardíacos irregulares) e levar à morte. Esse foi o motivo que, de acordo com o hospital, fez com que ele ficasse internado.

Hervaldo Sampaio Carvalho, cardiologista do Hospital Universitário de Brasília, diz que diuréticos em geral são receitados para pacientes com insuficiência cardíaca ou em doenças que fazem o paciente ficar muito inchado. O médico de Luciano diz que ele estava tomando o remédio para controlar o inchaço nos braços causado pela temporal atual de shows.

Médicos consultados pelo R7 dizem que é possível controlar a perda de potássio por meio da alimentação, estimulando o paciente a comer frutas como laranja ou banana, por exemplo, que são ricas no composto. Carvalho indica também alimentos como tomate, frutas secas e alguns cereais.

– Dependendo do paciente, podemos indicar também a reposição oral do potássio ou os chamados diuréticos poupadores de potássio, que retêm o composto no organismo, em vez de eliminá-lo.

Veja Relacionados:  Luciano, Diuréticos
Luciano  Diuréticos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping