R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 03/11/2010 às 12h49:

Chip faz com que cegos voltem a enxergar

Implante permite que pacientes possam diferenciar objetos

Do R7

Publicidade

Médicos alemães conseguiram avanços importantes no desenvolvimento de um implante que faz com que pessoas cegas possam enxergar. Três pacientes que usaram o novo aparelho foram capazes de ver objetos e diferenciar formas – um deles conseguiu andar sozinho em uma sala, chegou perto de pessoas, identificou a hora em um relógio e distinguiu entre sete tons de cinza.

O chip foi testado em pessoas que sofrem de uma doença chamada retinite pigmentosa, um problema de origem genética que afeta as células da retina (membrana sensível à luz, localizada na superfície interna do olho), fazendo com que o paciente perca gradualmente a visão. Cerca de 200 mil pessoas no mundo ficaram cegas por causa dessa doença.

Nos últimos anos, cientistas têm testado implantes que são fixados à retina e ficam ligados por fios a uma câmera instalada em óculos. O equipamento detecta a luz e envia a imagem, na forma de sinais elétricos, para o implante, que se encarrega de emitir os dados para o nervo óptico, que liga o olho ao cérebro.

Já o novo implante dá um passo à frente, já que captura a luz que passa naturalmente pelos olhos. O equipamento tem um chip que contém 1.500 sensores de luz que substituem as células danificadas.

O que o cérebro recebe é uma pequena imagem de 38 pixels por 40 pixels – cada pixel representa um ponto de luz. O implante foi desenvolvido pela empresa alemã Retinal Implant.

Veja Relacionados:  Chip, cegos
Chip  cegos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping