R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 18/01/2011 às 18h15:

Cigarro é o principal fator que faz as
mulheres viverem mais que os homens

Álcool vem em segundo lugar, responsável por 20% da diferença

AFP

Publicidade

O uso do tabaco é responsável por até 60% dos fatores que fazem com que as mulheres vivam mais tempo do que os homens. Esse é o resultado de um estudo publicado nesta terça-feira (18) na revista especializada Tobacco Control.

Os pesquisadores, liderados por Gerry McCartney, da Unidade de Ciências Sociais e de Saúde Pública de Glasgow (Escócia, Reino Unido), utilizaram dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre as taxas de mortalidade de homens e mulheres por causas variadas e aquelas atribuídas ao tabaco e ao álcool, em 30 países europeus, no ano de 2005.

Para garantir um resultado mais preciso, os estudiosos observaram causas biológicas e, além disso, consideraram o fato de as mulheres recorrerem mais a cuidados médicos do que os homens.

As mortes relacionadas ao tabaco incluem câncer das vias respiratórias, infartos, derrames cerebrais e bronquite crônica. Já as relacionadas ao álcool englobam câncer de garganta e esôfago, doenças crônicas do fígado, bem como a psicose alcoólica e atos violentos.

O número de mortes masculinas varia consideravelmente em cada país estudado. Mas a grande diferença entre o número de óbitos de homens e mulheres foi encontrada em países do Leste Europeu. Bélgica, Espanha, França, Finlândia e Portugal também registraram uma discrepância bem grande.

Segundo os pesquisadores, o tabaco explicaria a diferença de 40% a 60% na mortalidade entre homens e mulheres em todos os países, exceto na Dinamarca, Portugal e França, onde sua influência é menor. Já em Malta, pelo contrário, sua ação é mais acentuada (74%). As mortes atribuídas ao álcool explicariam cerca de 20% dessa diferença de longevidade entre homens e mulheres.


 
Veja Relacionados:  cigarro, tabaco, tabagismo, álcool, alcoolismo
cigarro  tabaco  tabagismo  álcool  alcoolismo 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping