R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 10/09/2011 às 11h30:

Clareamento deixa dentes mais
brancos por até três anos

Tratamento permite exibir um sorriso novo em menos de um mês

Cláudia Pinho, do R7

Publicidade

Exibir dentes branquinhos e um sorriso arrasador como os das apresentadoras Ana Hickmann e Adriane Galisteu, ou das atrizes Alinne Moraes e Flávia Alessandra podem não ser um privilégio exclusivo das celebridades.

Com um clareamento dental é possível tirar manchas e deixar dentes amarelados até três ou quatro tons mais brancos – dependendo do caso. Mesmo que eles não fiquem “branco neve”, o resultado é bastante satisfatório.

Clarear os dentes está mais seguro e mais acessível. De acordo com Luis Calichio, do Ateliê Oral, clínica paulistana que costuma atender famosos de todas as áreas e onde a procura por esse tipo de tratamento é bastante grande.

Segundo ele, os maiores clientes são os jovens, mas está aumentando a procura entre pessoas acima dos 40 anos, em especial entre as mulheres.

- Cada um chega aqui com um sonho. Uns querem voltar a ter os dentes da juventude, outros, querem ter o sorriso da Adriane Galisteu. Mas tudo vai depender da estrutura do dente. Existe uma escala de tons. A Galisteu tem um matiz que chamamos de A. Uma pessoa com matiz C jamais vai chegar ao branco dos dentes dela.

 

 

 

Tipos de clareamento

Existem, basicamente, dois tipos de clareamento: o caseiro e aquele realizado em consultório. Ambos utilizam um gel com peróxido de hidrogênio ou de carbamida, substâncias que atuam nas camadas mais profundas dos dentes quebrando em pequenas partículas os pigmentos que dão a coloração amarelada ou manchada. Esse gel é colocado em uma moldeira que é encaixada nas arcadas dentárias.

O que muda é a concentração do produto. Segundo Mauro Piragibe, consultor da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) e especialista em dentística (estética) e prótese, “o gel utilizado pelo dentista pode ter 35% de peróxido, cerca de sete vezes mais do que aquele que o paciente leva para casa”. Ele é, em tese, mais rápido e mais cômodo, já que é o dentista quem faz.

Nem por isso é a técnica mais recomendada pelos dentistas. Para Tatiana Guzzo, do Instituto Bibancos de Odontologia, “o mais eficaz e mais seguro é o método caseiro. Além de ser mais duradouro – pode durar até dois ou três anos, dependendo da estrutura do dente, - tem um resultado melhor”.

O tratamento caseiro, por ter uma concentração menor do produto, pode ser usado várias vezes por dia, por duas ou três semanas seguidas, mantendo o produto mais tempo em contato com os dentes. Segundo Piragibe, isso garante dentes mais brancos por mais tempo, além de evitar problemas de sensibilidade.

- Depois de quebradas, as partículas dos pigmentos tendem a se unir novamente com o tempo. Com o uso diário do produto, conseguimos quebrar essas partículas em tamanhos mínimos, dessa forma demoram mais tempo para manchar os dentes novamente. No consultório, como temos de dar um intervalo de 15 dias entre uma aplicação e outra, não conseguimos quebrá-las totalmente e a recidiva é maior.

O preferido dos especialistas

Mas o tratamento preferido dos especialistas é o que une as duas técnicas. No consultório, o dentista analisa a arcada do paciente, faz um molde de gesso e confecciona a moldeira em silicone no tamanho exato para o encaixe perfeito na boca.

Isso evita o contato do gel com a gengiva – o que não acontece quando o sujeito compra o produto em farmácias e usa-o por conta própria. Se o gel escapar da moldeira pode causar queimaduras, irritações ou problemas mais sérios na gengiva.

O paciente faz em média duas sessões no consultório, em intervalos de quinze dias. Nesse meio tempo, ele aplica o gel mais fraco em casa. A duração do tratamento vai depender da resposta dos dentes ao produto, mas em menos de um mês é possível notar a diferença. A técnica casada custa em média R$ 1,5 mil, e o método caseiro, R$ 500.

O clareamento só não é indicado para gestantes e pessoas com cáries, problemas sérios na gengiva e sensíveis aos produtos usados.

Pessoas com obturações e restaurações antigas devem trocá-las depois do clareamento, pois o gel não clareia resinas. De qualquer maneira, o tratamento deve ser individualizado e escolhido de acordo com a sensibilidade e as necessidades de cada paciente.

Clareamento a laser x creme dental clareador

É comum aparecer anúncios de clareamento feito com laser ou LED, mas na verdade, o que clareia os dentes é o gel. A luz serve apenas para aquecer o material, o que em tese, aceleraria o processo. O problema é que estudos apontam que o calor emitido pelas luzes causa mais danos aos dentes do que benefícios.

De acordo com Mauro Piragibe, “o calor estimula o dente causando sensibilidade e danos na polpa”. Por isso, o uso do laser está sendo abandonado pela maioria dos profissionais.

Já para quem pensa em usar aqueles cremes dentais que prometem deixar os dentes brancos, uma má notícia. Segundo especialistas, eles não substituem o clareamento profissional. Mauro Piragibe, consultor da ABO (Associação Brasileira de Odontologia), é enfático: “creme dental remove apenas as manchas da superfície dental”.

O que deve ser evitado durante o tratamento

Durante o clareamento, recomenda-se evitar algumas bebidas e alimentos com corantes. Como os dentes estão mais sensíveis e “abertos” para receber o gel, os corantes podem prejudicar o processo. Entre eles, estão:

- Café

- Chá mate

- Vinho tinto

- Coca Cola

- Guaraná natural

- Molho de tomate

- Salgadinhos de pacote

- Iogurtes com sabores de morango e outras frutas coloridas

 


Veja Relacionados:  clareamento dental, tratamento
clareamento dental  tratamento 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping