R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 05/11/2011 às 05h30:

Dificuldade de falar é principal obstáculo
de quem supera câncer como o de Lula

Voz é prejudicada mesmo quando não é feita cirurgia

João Varella, do R7

Publicidade

Judson Pires Carneiro, de 59 anos, diz ter saudades do tempo em que, com voz e violão, animava os encontros com amigos na cidade de Serra (ES). Hoje aposentado, Judson teve um câncer na laringe, similar ao que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta.

Quiz: Você conhece o câncer que o Lula enfrenta?

Há oito anos, depois de fazer uma cirurgia que retirou sua laringe, ele tem que falar com a chamada voz esofágica - os médicos fazem uma intervenção na garganta do paciente para que a emissão da voz passe a ser produzida pela vibração da parte de cima do esôfago. A voz passa a ficar mais grave que o natural.

Em princípio, os médicos do hospital Sírio-Libanês descartaram a necessidade de Lula fazer uma cirurgia. Porém, a maioria dos pacientes fica com a voz prejudicada, segundo Elias Abdo, oncologista e diretor da clínica Onco Center. O especialista estima que até 70% dos pacientes sofrem algum tipo de alteração na voz.

Mesmo nos casos de tratamento só com quimioterapia e radioterapia, os pacientes podem enfrentar rouquidão e boca seca. É o caso de Anilda Pires Ferreira, 64 anos, que mora em Uberlândia (MG) e finalizou seu tratamento em janeiro, depois de cinco meses de sessões radio e quimo. Ela hoje recebe apoio de uma associação de luta contra o câncer, a Acraac (Associação de Amparo a Crianças Adolescentes e Adultos com Câncer). Anilda diz ter a rotina normal, mantendo inclusive a média de dez cigarros fumados por dia.

Se tivesse uma máquina do tempo, Anilda afirma que não aceitaria o primeiro cigarro que lhe ofereceram aos 15 anos de idade.

- Fumei muito. Antes era uma carteira por dia. Agora são só dez cigarros. Sei que é ruim, que faz mal, mas não consigo parar.

O fumo é o principal causador do câncer de laringe. O consumo de bebida alcoólica também é um fator de risco, em especial quando associado ao cigarro.

Os problemas com a voz também atingem aqueles que estão fazendo o tratamento. O autônomo Celio Gomes, de 58 anos, morador de Goiânia (GO), faz o tratamento há cinco meses e sente como se a voz estivesse cansada, como a de cantores depois de um show.
- Tanto a radio quanto a químio são muito agressivas. Além da voz, eu emagreci demais, cheguei a perder 15 kg. Há pouco, consegui engordar 5 kg. Hoje peso 55 kg.

Gomes conta que,  depois que começou a fazer as sessões de radio e quimioterapia, passou a não ter menos sensibilidade no paladar (“não consigo diferenciar sal de açúcar”). O tratamento de Gomes estava programado para ter terminado há três meses, mas exames mostraram que o tumor de 2 cm permanece. Médicos estão analisando os próximos passos do tratamento dele. 

Segundo o oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná Evanius Wiermamn, a radioterapia faz a laringe inflamar, causando uma laringite, um dos sintomas da gripe. No caso de cirurgias, há chances da intervenção provocar cicatrizes na laringe, o que também causa alterações na voz. Wiermann diz que hoje em dia são minoria os casos de remoção da laringe.

Antônio Braz Possatti, de 63 anos, de Vila Velha (ES), é um desses casos. Há oito anos, ele se comunica por voz esofágica. Ele lamenta ter perdido parte de sua capacidade de comunicação. Teve que reaprender a falar, com uma nova noção para puxar o ar e coordenar a fala. Foi difícil, mas Possatti conta que nunca perdeu as esperanças.

- Foi difícil, bem difícil. Tem que ter muita força de vontade. Acho que o Lula também tem que ir por esse caminho, de não perder as esperanças.

O conselho de Possatti tem embasamento científico. O médico Abdo afirma que vários estudos comprovam que atitudes como a de Possatti ajudam no tratamento da doença.

 

Teste seus conhecimentos sobre a doença no quiz abaixo.

 

Veja as respostas do Quiz


 
Veja Relacionados:  Câncer
Câncer 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping