R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 08/02/2012 às 15h57:

Entenda as complicações de saúde que levaram Wando à morte e previna-se

Cantor morreu de doença cardíaca causada por má alimentação e sedentarismo

Camila Neumam, do R7


Publicidade

O cantor Wando, que estava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Instituto Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais, morreu nesta quarta-feira (8) pela manhã, após sofrer uma parada cardíaca. O cantor havia sido submetido à angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias do coração.

Wando sofria de doença aterosclerótica, que é um entupimento dos vasos por acúmulo de gordura. No caso dele, o quadro era agravado pelo sedentarismo, excesso de peso e hereditariedade.

Tanto que ele estava com 110 kg, 30 a mais que o recomendado, segundo o cardiologista particular do cantor.
Esses fatores aumentam e muito o risco de doenças do coração, de acordo com a nutricionista Rita Helena Bueno Pinheiro, do programa de Alimentação e Nutrição Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

- A alimentação gordurosa é a que mais causa o entupimento de artérias. Assim como o excesso de sódio, que vem dos alimentos industrializados e das gorduras vindas das frituras e das carnes vermelhas.

Mande sua mensagem de apoio à família do cantor Wando
Wando queria montar cenário com as 17 mil calcinhas das fãs 
Wando era o brega que todo mundo amava 

Ela explica que a gordura consumida vai aderindo às paredes das artérias, dando o aspecto de uma “mangueira entupida”. Quando chega a esse ponto, o sangue bombeado até lá não consegue ultrapassar, e a pessoa sofre um infarto.
O risco se torna ainda maior quando a má alimentação está aliada ao sedentarismo. Isso porque quando a pessoa não se exercita, ela não perde as calorias consumidas em excesso, que poderiam ser mais facilmente eliminadas.

- Não precisa ir à academia para perdê-las. Uma caminhada de meia hora todos os dias já é suficiente.

O fator idade e a hereditariedade [quando há casos da mesma doença na família] do cantor também são considerados agravantes das doenças cardíacas por seu efeito cumulativo, explica.

- Qualquer problema é aumentado com a idade porque o metabolismo fica mais lento. E porque os hábitos, como a má alimentação, vão se acumulando.

Como prevenir e reverter o problema?

“Não importa a idade que você queira mudar. Ela sempre será um fator positivo para a saúde e para a qualidade de vida”, explica a nutricionista.

O primeiro passo deve ser optar por uma reeducação alimentar, com base em refeições saudáveis, como frutas, legumes, saladas, e mais fibras. O segundo é retirar ao máximo os alimentos industrializados do cardápio, assim como as frituras. E o terceiro, e último, é abrir mão do sedentarismo e se mexer mais, no seu tempo, mas por pelo menos meia hora por dia.

 

 
 
Veja Relacionados:  wando
wando 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping