R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 16/04/2012 às 16h53:

Entenda o que é a angioplastia, que evitou um enfarto em Sarney

Cirurgia desobstrui artéria do coração e evita falta de oxigênio

Do R7


Publicidade

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passou neste final de semana por uma angioplastia e colocou um stent para dilatar uma artéria parcialmente entupida do coração — e os médicos disseram que ele passou perto de um enfarto. Aproveite para entender o que aconteceu com o senador e se previna.

Sarney, que tem 81 anos, passou mal no sábado (14) em Brasília e viajou a São Paulo, onde antecipou uma bateria de exames que já estava marcada. Durante a madrugada, após sentir dores no peito, ele foi submetido a um cateterismo — exame invasivo no qual os médicos introduzem um pequeno cano, chamado cateter, na artéria do paciente para detectar obstruções.

Nesta segunda-feira (16), ele deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após receber uma visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele foi transferido para uma unidade semi-intensiva.

O que é: O cateterismo e, posteriormente, a angioplastia, são necessários quando as artérias coronárias ficam entupidas e impedem que o sangue passe pelo coração.

Motivo: O bloqueio geralmente ocorre porque placas de gordura se acumulam nas artérias. São placas, que formam coágulos, atrapalhando o fluxo.

Vilões: Colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e excesso de peso são os principais causadores das obstruções.

Consequência: Quando a obstrução ocorre, o sangue não passa para algumas regiões do coração, e aí o oxigênio também não chega. E essas partes começam a necrosar.

Tratamento: Agilidade é tudo para salvar o paciente. Quanto antes o fluxo do sangue for restabelecido, melhor. Senão, a parte do coração que não recebe oxigênio começa a morrer.

Desentupimento: Ou são usados medicamentos, ou é necessário fazer a angioplastia, cirurgia em que se faz a retirada desses coágulos. Que é o que Sarney fez.

Para publicar:

Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Leia mais notícias de Saúde no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!

 
Veja Relacionados:  angioplastia
angioplastia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping