R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 09/08/2010 às 12h41:

Estudo alerta sobre ligação entre
tatuagem e infecção por hepatite C

Tipo da doença é o mais letal no Brasil, segundo o Ministério da Saúde

Do R7

Publicidade

Uma pesquisa feita no Canadá que analisou dados de 30 países, incluindo o Brasil, serve de alerta sobre o cuidado com a higiene e a esterilização de instrumentos usados por tatuadores.

Em comunicado, os cientistas dizem que “jovens, presidiários e indivíduos com várias tatuagens que cubram grandes partes do corpo têm mais risco de contrair a hepatite C”.

A hepatite é uma doença que se caracteriza pelo ataque às células do fígado, o que causa inflamação no órgão. Nos casos da doença causados pelos tipos B, C e D do vírus, a infecção pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Segundo Siavash Jafari, principal autor do estudo, como os instrumentos usados durante a tatuagem entram em contato com o sangue e outros fluidos corporais, podem ocorrer infecções se esses acessórios forem usados em mais de uma pessoa sem serem esterilizados ou se não houver a higiene adequada.

– Além disso, se a tinta não for armazenada adequadamente pode ter um papel importante na transmissão de infecções. Clientes de estúdios e o público em geral precisam ser educados sobre os riscos da tatuagem, e os tatuadores precisam discutir isso com as pessoas.

A recomendação é que os países adotem programas de prevenção para jovens (o público que mais se tatua) e presidiários, que têm uma prevalência alta de hepatite C. No Canadá, até 25% dos detentos infectados pelo vírus têm tatuagens, enquanto na população em geral a taxa é de 6%.

Veja Relacionados:  hepatite
hepatite 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping