R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha
Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 19/08/2010 às 16h24:

Estudo diz que consumir folhas
verdes reduz risco de diabetes

Cientistas alertam que mais pesquisas são necessárias para confirmar a descoberta

AFP

Publicidade

Consumir mais vegetais verdes, como espinafre e outras folhas, pode reduzir o risco de se desenvolver o diabetes tipo 2. Essa é a conclusão de um estudo divulgado pela publicação científica British Medical Journal.

A equipe chefiada por Patrice Carter, da Universidade de Leicester (Inglaterra), revisou seis estudos feitos com 200 mil pessoas e que tratavam da relação entre o consumo de frutas e vegetais e o diabetes tipo 2, que normalmente ocorre em adultos.

Os pesquisadores perceberam que comer uma ou meia porção extra de vegetais verdes reduziria em 14% o risco de desenvolver diabetes, já a ingestão combinada de mais frutas e vegetais demonstrou ter um impacto desprezível.

O diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, está se espalhando rapidamente entre os países de economias em desenvolvimento. Isso porque suas populações adotam uma dieta rica em gorduras e açúcar e seguem um estilo de vida cada vez mais sedentário.

Mais de 220 milhões de pessoas de todo o mundo são afetadas pela doença, que mata mais de um milhão de pessoas por ano, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Se a taxa de obesidade continuar subindo, o número de mortes poderá dobrar entre 2005 e 2020, acrescentou a organização.

O diabetes é controlado com injeções de insulina e a adoção de uma dieta de controle dos níveis de açúcar. Se não for controlada, a doença pode provocar problemas cardíacos, cegueira, amputações e falência renal.

A alimentação e a prática de exercícios são formas de prevenção conhecidas, mas quais alimentos funcionam melhor e o porquê são questões ainda sem resposta.

A equipe de Carter sugere que os vegetais de folhas verdes são úteis pois são ricos em antioxidantes e magnésio. Apesar desses resultados, os cientistas alertam que mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas.

Em um outro levantamento, publicado na quarta-feira (18) no British Journal of Pharmacology, cientistas chineses informaram que um composto extraído de várias ervas chinesas ajudaram a reduzir o impacto do diabetes tipo 2 em camundongos.

O composto, conhecido como emodina, inibe a enzima chamada 11-Beta-HSD1, que desempenha um papel na resistência à insulina, hormônio que ajuda a remover o excesso de açúcar do sangue. 

Veja Relacionados:  diabetes
diabetes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping
Tanquinho Tanquin ELETROSH R$ 399,00
Liquidificador Liquidi Shopfato R$ 99,00
Notebook Noteboo eFácil R$ 2.999,00
Perfume Perfume Sack´s R$ 185,90
Outros Esporte e Lazer Outros ProSpin R$ 14,00
TV TV Nagem R$ 8.599,00
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009-2011 Rádio e Televisão Record S/A