27 de Maio de 2012
UMP denunciou que França comprou 10% das vacinas de todo o mundo

Até o deputado Bernard Debré, da UMP (União por um Movimento Popular), o partido do presidente Nicolas Sarkozy, denunciou que a França comprou 10% das vacinas de todo mundo e que falta prudência na política de governo contra a pandemia.
- Temos um terço do Tamiflu mundial, declarou Debré.
O Partido Socialista (PS, oposição) e o Novo Centro (NC, aliado do partido no poder) pediram nesta segunda-feira a abertura de uma CPI para fazer o balanço desta campanha, um dia depois da revelação de que a França já começou a vender seu excedente de vacinas para o exterior.
A França encomendou há seis meses 94 milhões de doses de vacinas por um total de 869 milhões de euros, segundo o ministério da Saúde, que contou uma dupla injeção por pessoa. Entretanto, somente cinco milhões de pessoas foram vacinadas no país, onde a campanha de vacinação suscitou pouco entusiasmo e teve de lidar com problemas logísticos.
Para o porta-voz do PS, Benoît Hamon, "os laboratórios farmacêuticos são os grandes beneficiários" desta gestão desastrosa.
O governo também foi criticado por seus próprios aliados. "A França fracassou neste caso, apesar dos fortes investimentos", avaliou o presidente executivo do NC, Jean-Christophe Lagarde.
- O custo é superior ao déficit de todos os hospitais franceses. Um pouco mais de prudência teria sido necessária, insistiu Debré.
- O que as pessoas teriam falado se a epidemia tivesse sido grave?, perguntou, em resposta, o chanceler francês, Bernard Kouchner, lembrando que "o inverno ainda não acabou".
bur/yw
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7