R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 27/04/2010 às 08h55:

Hipertenso pode somar sexo
na conta do exercício físico

Especialistas dizem que ato sexual também reduz estresse

Camila Neumam e Felipe Maia, do R7

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deu a dica e especialistas consultados pelo R7 concordam: fazer sexo é uma boa para quem sofre de pressão alta e também para os interessados em prevenir a doença. Nesta segunda-feira (26), Temporão fez várias recomendações para que as pessoas evitem a hipertensão, entre elas transar com camisinha.

– Dancem, façam sexo, mudem o padrão alimentar, façam atividade física e meçam a pressão com regularidade.

Décio Mion, nefrologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), diz que a recomendação é que as pessoas façam exercícios físicos de três a cinco vezes por semana, durante 30 minutos. A rigor, diz ele, o sexo pode ser incluído nessa conta.

– O problema é que dificilmente as pessoas ficam 30 minutos fazendo sexo. Quanto tempo dura o coito, que é a fase de exercícios mais intensa? É um período muito mais curto.

Mion conta que a ginástica ajuda na manutenção do peso, algo que é essencial para quem tem hipertensão, e também para diminuir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela contração dos vasos sanguíneos, processo que aumenta a pressão arterial.

Segundo o cardiologista Ruy Póvoa, especialista em hipertensão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o sexo é benéfico para o doente, pois a doença tem uma grande relação com o estresse. E, como transar ajuda a relaxar, o ato pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente.

- A hipertensão tem uma relação muito grande com o estresse, então toda forma de atividade física é extremamente importante. Quem pratica diminui a pressão de forma adequada.

Para o médico, como o hipertenso tem de mudar o estilo de vida para amenizar os sintomas da doença e, em especial, melhorar a alimentação e praticar exercícios, usar o sexo nessa transição é bastante recomendável.

- Deixar de ser sedentário, comer comida saudável, reduzir o sal e fazer sexo: todas essas mudanças são necessárias para uma vida saudável.



O médico diz ainda que o hipertenso pode recorrer a remédios de disfunção erétil para ter um melhor desempenho sexual, desde que consulte antes um cardiologista e que não use remédios a base de nitrato. Caso contrário, pode sofrer mal estar intenso e queda brusca de pressão. 

Para Gustavo Gusso, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, a prática sexual pode ajudar na qualidade de vida do hipertenso. Isso porque a prática melhora o organismo como um todo.

- É verdade [que é benéfico ao hipertenso], porque o sexo pode baixar a pressão, porque deixa a pessoa relaxada. Mas não é apenas para o hipertenso: é bom para todos.

Veja no vídeo abaixo mais dicas dos especialistas para evitar a hipertensão:

 

Veja Relacionados:  Sexo, hipertensão, pressão alta
Sexo  hipertensão  pressão alta 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping