27 de Maio de 2012
Profissionais discutem como lidar com uma criança diabética na sala de aula
O evento gratuito é oferecido a professores e profissionais de escolas, considerados agentes multiplicadores. De acordo com a médica Vânia Tonetto, do Darcy Vargas, é preciso que o profissional entenda que não é difícil lidar com uma criança diabética dentro da sala de aula.
- Hoje uma criança diabética não vai sair toda hora da sala para ir ao banheiro. Se isso acontecer, o professor deve informar a família. É sinal de algo está errado.
Segundo Vânia, o evento é um pontapé inicial para discutir a questão do aluno diabético dentro da escola. "Professores podem identificar alguns sinais e dar a correta assistência ao aluno", garante.
Programação
8h45 – Abertura com Dr. Sérgio Antonio Sarrubbo, Diretor Técnico do Hospital Infantil Darcy Vargas e Dra.Vânia Tonetto, Chefe do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do hospital.
9h – "A Diabetes tipo 1 diagnóstico e controle"
Dra. Carolina Costa Figueiredo, Endocrinologista pediátrica do hospital.
9h20 – "Cuidados necessários com o aluno diabético"
Dra. Ana Ayumi, Endocrinologista pediátrica do hospital, Dra Ana Paula Carmargo, nutricionista e Edinaldo de Sousa Silva, enfermeiro.
10h – Intervalo
10h10 – Apresentação das crianças
10h30 – Debate: "Dificuldades e soluções no cuidado do diabetes na escola". Coordenação de Lucia Cronemberger, Assistente social, e Ana Carolina Pereira Ferreira, Psicóloga.
11h45 – Encerramento e entrega de certificados
12h – Brunch e sorteio de brindes
Endereço
Hospital Darcy Vargas
Rua Seráphico de Assis Carvalho, 34, Morumbi, região sul de São Paulo, SP
Mutirão de Saúde pelo Controle do Diabetes
Na quinta (12) e sexta-feira (13), São Paulo recebe outro evento ligado ao Dia Mundial do Diabetes. O Mutirão de Saúde pelo Controle do Diabetes acontece no Shopping Center 3, na av. Paulista n.º 2.064 (próximo à esquina com a rua Augusta), na região central da cidade, das 7h às 16h.
Os visitantes poderão fazer medição de glicemia e tirar as dúvidas com profissionais de saúde, além de receber um material educativo especial sobre o que é o diabetes, como controlar a doença e dicas para uma melhor qualidade de vida do paciente com diabetes.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7