R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 06/07/2012 às 05h48:

Mães contam como a gravidez ajudou a abandonar o vício do cigarro

Considerado dependência química pelos médicos, o tabagismo afeta 12% das brasileiras

Do R7*

Publicidade

Os fumantes representam 14,8% da população brasileira, de acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde sobre o tema, a Vigitel 2011. Entre as mulheres, o percentual é de 12%, só que elas contam com um dos mais decisivos motivos para abandonar o vício no cigarro: a gestação.

Há quase 20 anos a jornalista Inês Pereira não fuma. Apesar das inúmeras tentativas, ela decidiu parar definitivamente quando ficou grávida pela primeira vez.

— Tomei uma decisão interior: a criança dentro de mim não tem culpa do meu vício. Não posso simplesmente despejar um monte de fumaça nela, e por isso parei de uma vez. Foi a única razão na minha vida que me fez parar de fumar: ter um filho.

A assistente de vendas Lélia Coutinho, de 42 anos, descobriu em sua segunda gestação que deixar de ser fumante era possível:

— Grávida do meu primeiro filho, eu enjoei do cigarro. Na segunda gravidez, eu não enjoei, mas parei por consciência. Eu não queria fazer mal à minha filha. Além disso, fiz as contas do gasto que eu tinha e vi que não valia a pena, era um prejuízo financeiro e para minha saúde.

Fumando na gestação

Ao contrário do que muita gente acredita, fumar é considerado dependência química pelos médicos. Em 2011, o Ministério da Saúde investiu R$ 33 milhões na compra de medicamentos para o tratamento de 340 mil fumantes. É por isso que, mesmo gestantes, as mulheres encontram dificuldade parar abandonar o vício.

Grávida de cinco meses, a operadora de caixa Liliane Willys, 28 anos, trava diariamente uma luta contra o tabagismo. Pela primeira vez, ela tomou consciência que “não tem controle sob o vício” e assume suas recaídas.

— Há uns três dias atrás eu acendi um cigarro. Fumo escondido, morrendo de culpa. Daí vem aquele mal estar e apago. Não tive coragem nem de me abrir com a minha médica. Acho que a maioria das gestantes fazem isso, elas omitem que fumam.

O doutor Mario Martinez, que é chefe da equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, defende que os médicos não devem “brigar” com suas pacientes.

— Dar bronca não é solução, e sim orientá-las sobre os riscos. O cigarro causa uma dependência química, é complicado. Muitas pacientes tem um grau de dependência maior.

Ele diz ainda que tenta convencer as mulheres de abandonarem o vício esclarecendo todos os problemas que um bebê de mãe fumante pode vir a sofrer.

Consequências do tabagismo no bebê

As principais consequências do tabagismo estão relacionadas à placenta, que envelhece precocemente, ocasionando nascimentos prematuros e todas as suas sequelas (como bebês com pouco peso e mais frágeis, já que não se desenvolveram plenamente).
O obstetra alerta para riscos mais graves:

— Mães que fumam na gestação podem vir a ter bebês com problemas pulmonares. Além disso, como substâncias são trocadas com o feto através do sangue, ele pode receber nicotina. Essas crianças têm tendência a fumar futuramente, já que a nicotina causa dependência.

Ainda não existe tratamento especializado para gestantes fumantes, mas o médico aconselha que as futuras mamães fujam da ociosidade, pois a ansiedade é o principal motivo do tabagismo.

Além disso, o apoio da família é fundamental, sobretudo dos parceiros. Eles devem evitar fumar perto da mulher ou levar cigarro para casa, e também podem contribuir com o médico da gestante, conversando sobre o vício da parceira e como ajudá-la.

Colaborou Gabriela Araujo, estagiária do R7

 

Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Leia mais notícias de Saúde no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!

 
Veja Relacionados:  gravidez gestação tabagismo cigarro grávidas
gravidez gestação tabagismo cigarro grávidas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping