R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 03/12/2009 às 06h00:

Mioma assusta mulheres, mas é de fácil tratamento

Em casos extremos o tumor se assemelha a uma falsa gravidez e causa anemia

Camila Neumam, do R7

Um tumor de 35 cm, pesando quase três quilos, foi retirado do útero da jornalista Sandra Santos, 43 anos, em cirurgia realizada em 2002. Considerado de grandes proporções, o tumor transformou a região abdominal de Sandra em algo semelhante a uma barriga de sete meses de gravidez. Mas, por incrível que pareça, o mioma não lhe causou nenhuma dor, apenas algum incômodo ao dormir.

- Não tive nenhum sintoma. Eu deitava de bruço e sentia que parecia que tinha uma bolinha de tênis na barriga. Fiquei quase um ano sentindo a bolinha até que começou a incomodar e fui procurar o médico. A menstruação vinha normal.


Sandra foi diagnosticada com um mioma pediculado (fora do útero) que cresceu para cima em direção ao esôfago. Com isso problemas de refluxo começaram a surgir. “Tinha dores nas costas e tinha que tomar água devagar, além de comer pouco, para que não houvesse refluxo. Uma semana antes da cirurgia, meu abdômen ficou roxeado, meio azulado, do lado esquerdo”.

A cirurgia de retirada do mioma foi realizada pelo abdômen por causa do tamanho do tumor, mas depois de um mês Sandra estava totalmente recuperada. O resultado foi o fim do desconforto e do inchaço, além da volta do fluxo mais intenso da menstruação. 

Miomas múltiplos também são comuns


No caso da DJ Roberta Salles, de 33 anos, o diagnóstico foi demorado. Ela só descobriu que tinha miomas espalhados pela região do útero depois de dois anos de tratamentos hormonais para controlar o fluxo menstrual desregulado. O resultado do tratamento, no entanto, não foi positivo. Ela engordou 11kg e adquiriu um alto grau de amenia. O diagnóstico surgiu depois que ela apresentou a um novo ginecologista seus exames de ultrassom pélvico e transvaginal. Roberta tinha pequenos miomas intra-murais (localizados na musculatura do útero) e um maior, submucoso (dentro da cavidade do útero).

- [Quando soube que tinha um mioma] Fiquei mega apavorada. O médico disse: Você está com vários miomas, mas um deles é preocupante, porque está do tamanho de uma bola de tênis e vai ter que operar. Eu comecei a chorar.

A operação foi bem-sucedida e sua recuperação rápida. Os miomas menores não foram retirados, mas de acordo com os médicos que a trataram, eles podem sumir depois que ela colocar um DIU (método anticoncepcional inserido dentro do útero). Mas, Roberta continua tomando vitaminas para combater a anemia.

Assim como Roberta, a economista Ana Fernandes, 36 anos, é um outro exemplo de diagnóstico de múltiplos miomas, três miomas subserosos (localizados do lado de fora do útero). Todos foram retirados sema necessidade de se fazer uma histerectomia (retirada do útero).

Ana descobriu três pequenos miomas em 2006, após uma ultrassonografia de rotina, mas só partiu para a cirurgia em 2008, quando um deles havia atingido tamanho semelhante a uma bola de tênis.

- Sentia que a barriga estava muito grande, como quem estava no quarto mês de gravidez, e eu precisava ir muitas vezes ao banheiro, porque o mioma comprimia a bexiga.

Como consequência, seu fluxo menstrual ficou irregular e seu útero mais que dobrou de tamanho.

No entanto, os três miomas foram retirados por meio de uma videolaparoscopia (microcâmera introduzida pelo umbigo) muito bem-sucedida. Tanto que três meses depois da cirurgia, seu útero voltou quase ao tamanho normal, sua barriga desinchou e ela conseguiu emagrecer.

Veja Relacionados:  mioma, tumor
mioma  tumor 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping