R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 07/09/2010 às 07h51:

Pesquisa aponta uso indevido de suplementos
por fisiculturistas no Rio de Janeiro

Uma das substâncias pode causar disfunções renais em seus usuários

Agência Estado

Publicidade

Pesquisa de três anos feita pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) indica o uso indevido de suplementos alimentares entre fisiculturistas de 12 academias das zonas norte e sul do Rio de Janeiro. Artigo sobre o tema foi publicado na revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Segundo os pesquisadores, os atletas consomem alimentos considerados ricos em proteínas e carboidratos, como peito de frango, peixe, macarrão sem molho ou sal, batata, banana e clara de ovo.

- Eles são consumidos em quantidade significativa pelos praticantes da musculação intensa, e não raro são associados a suplementos alimentares que se entende serem portadores das mesmas substâncias e capazes de "fazer crescer".

Essa indicação de dieta, de acordo com os pesquisadores, costuma ser acompanhada do uso de suplementos alimentares. Entre os mais usados estavam, na época da realização do trabalho, a creatina e a albumina, vendidas pelas indústrias nutricionais em lojas especializadas.

Atualmente, a venda da creatina foi proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para o órgão, a substância causa disfunções renais em seus usuários.

Os autores do estudo  dizem que "embora o suplemento exista, conforme o próprio nome diz, para amparar a alimentação, sendo, portanto, secundário nesse processo, a importância que ele apresenta para algumas pessoas é equivalente ao alimento".

Veja Relacionados:  suplementos, fisiculturistas
suplementos  fisiculturistas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping