R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 20/07/2010 às 12h10:

Planta é eficiente para neutralizar
veneno da cobra surucucu

Brasileiros dizem que extrato vegetal pode ser alternativa aos tratamentos atuais

Do R7

Publicidade

Pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), no Rio de Janeiro, descobriram que o extrato da planta Stryphnodendron barbatiman conhecida popularmente como barbatimão ou casca da virgindade pode ser usada para neutralizar o veneno da cobra surucucu, uma das maiores serpentes venenosas do mundo.

Os biólogos dizem que essa pode ser uma alternativa mais fácil de distribuir e de armazenar do que o soro usado atualmente nesse tipo de emergência. 

O extrato tirado da planta manteve sua ação mesmo quando submetido a uma temperatura de 80ºC, durante 30 minutos.

Em nota, a universidade diz que "essa qualidade é muito importante num tratamento antiofídico, uma vez que a maioria dos acidentes ocorrem na zona rural, geralmente sem energia elétrica para a conservação de medicamentos a baixas temperaturas, além de ocorrerem com mais frequência nos meses quentes e chuvosos".

No estudo, os biólogos Rafael Cisne e André Fula analisaram a ação de 12 plantas brasileiras contra o veneno de cobra, mas só a S. barbatimão provou ser eficiente para esse tipo de tratamento. 

De acordo com eles, "os resultados da neutralização utilizando os extratos vegetais sugerem que o uso dos antissoros, em conjunto com extratos vegetais, poderia aumentar a eficácia na neutralização dos efeitos dos venenos de serpentes".

Apesar de a maior parte dos ataques de surucucu ocorrer na zona rural, há um aumento importante desse tipo de acidente nas grandes cidades, em razão de problemas de saneamento básico – o lixo favorece o crescimento do número de ratos, que são alimentos para as cobras.

As vítimas da surucucu são principalmente homens com idades entre 15 e 49 anos. Em 70% dos casos, os ataques ocorrem nas pernas.

 

Veja Relacionados:  surucucu, cobra, veneno
surucucu  cobra  veneno 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping