R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 18/04/2010 às 09h51:

Técnica melhora qualidade de
vida de pacientes com câncer

Sessões de acupuntura diminui náuseas, vômitos e sintomas depressivos

Camila Neumam, do R7

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) passou a promover sessões de acupuntura no tratamento de seus pacientes há um pouco mais de um mês, com o objetivo de diminuir os sintomas mais comuns por quem passa por sessões de quimioterapia e radioterapia: dor, náuseas, vômitos e insônia. Os resultados tem sido animadores. Para ter acesso às sessões, os pacientes devem ser encaminhados por médicos do próprio instituto.

Segundo a fisiatra e acupunturista do Icesp, Rebeca Boltes Cecatto, as fininhas agulhas metálicas são introduzidas levemente nas parte superior da pele das mãos, pés e em outros pontos dependendo do tipo da doença a cada sessão. São atendidos em média 40 pacientes por semana em sessões de 40 minutos, duas vezes por semana.

Questionada sobre contraindicações, a acupunturista afirma que vale ter cuidados especiais com pacientes portadores de linfedema (aumento do volume do sistema linfático), porque nestes casos "a agulha pode aumentar a chance de sangramento e infecções". Mas, em geral, disse não haver contraindicações.

Melhoras físicas...

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) também adotou a acupuntura para ajudar no tratamento de seus pacientes recentemente. Há oito meses, a Clínica da Dor, pertencente ao instituto, usa a técnica para amenizar sintomas e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Entre os casos que mais chamaram atenção do médico anestesiologista e acupunturista da clínica, Marco Antônio da Costa, foi a melhora de pacientes com herpes zoster, lesões na pele típicas em pessoas com baixa imunidade. Depois de algumas sessões, as dores desapareceram.

Um outro benefício atingido pela acupuntura foi no tratamento do câncer de boca. Um dos sintomas mais comuns entre estes pacientes é a contratura total da boca, impedindo o paciente de se alimentar. Após sessões de acupuntura, eles conseguiram movimentar os músculos da região e voltar a comer.

- Com a acupuntura a gente conseguiu essa melhora, auxiliada com fisioterapia. Assim, evitamos uma cirurgia de colocação da sonda para alimentação.

... e emocionais

Ainda segundo Costa, a técnica ajuda a melhorar o estado emocional dos pacientes se realizada uma sessão de 40 minutos por semana para casos mais leves e duas ou mais em casos mais graves.

- Dá para obter uma resposta positiva em cinco a dez sessões, mas isso depende como cada um responde a acupuntura. Há uma individualidade no tratamento, mas sempre há uma resposta positiva, mesmo que seja 30%, o que é considerado um fracasso. O esperado é de 80% para cima, tanto na melhora da dor, quanto no aspecto emocional.

O presidente da Amba (Associação Médica Brasileira de Acupuntura), Ruy Tanigawa, no entanto, pondera sobre a eficácia da acupuntura em casos de câncer.

- Nos quadros de tratamento coadjuvante de câncer, alguns casos podem ter resposta quase imediata, principalmente quando é para amenizar a dor, mas em outros pode não ser tão expressivo. Sempre vai depender de cada caso.

Veja Relacionados:  acupuntura
acupuntura 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping