R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 31/05/2012 às 06h00:

Veja dicas para parar de fumar

No Dia Mundial sem Tabaco, saiba o que pode ajudar a acabar com o vício

Do R7

Publicidade

O vício do cigarro acomete quase 25 milhões de brasileiros e, segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência do mau hábito de fumar. Para lembrar os fumantes do risco do tabagismo, nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo o médico José Jardim, pneumologista e professor da Faculdade de Medicina da Unifesp, o tabagismo é a maior causa dos problemas respiratórios. Em 95% dos casos, os danos no tecido pulmonar causados pelo cigarro são irreversíveis.

Nove passos para deixar de fumar 

Algumas dessas doenças são causadas devido à baixa imunidade acarretada pelo fumo, como ocorre com tuberculose, infecções pulmonares, aneurisma da aorta e fibrose pulmonar.

Quem apenas inala a fumaça do cigarro, por sua vez, também corre risco de desenvolver câncer de mama e de útero e aumentar as chances de abortos espontâneos e nascimentos prematuros.

Outras doenças, no entanto, são diretamente causadas por uma substância presente no tabaco, nos casos de câncer de pulmão e laringe e da DPOC — Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 

— A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. É uma doença de evolução progressiva que se desenvolve após a exposição prolongada dos brônquios (estrutura que leva o ar para dentro dos pulmões) às substâncias tóxicas contidas na fumaça inalada do cigarro. A DPOC é causada pelo tabaco em 80% dos pacientes. Grande parte dos 20% restantes é causada por fumaça de lenha. 

Ele afirma ainda que com tratamento, 70% dos pacientes têm recuperação rápida e melhora significativa dos sintomas.

Cigarros light ou com sabor 

Quem fuma cigarro com menos nicotina acaba fumando mais cigarros por dia, ou seja, os cigarros tipo “light” têm o mesmo efeito de um cigarro comum.

Já os cigarros com sabor, como os de mel, cereja, baunilha e chocolate tentam mascarar o gosto ruim do tabaco e por isso também deixam o fumante dependente da nicotina. 

José Jardim lembra também que, diferentemente do consumo de álcool em que há uma dose segura, qualquer quantidade de tabaco no organismo é prejudicial à saúde. 

— O cigarro é sempre maléfico. O cigarro possui 4.720 substâncias conhecidas, deste total, entre 50 e 60 delas são cancerígenas, alerta o médico.

 

Siga dicas para parar de fumar
Marque uma data
O melhor é parar completamente, de uma vez só, na data escolhida. Parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e passe justamente a fumar mais. Se a opção for a parada gradual, o ideal é reduzir o número de cigarros por dia, fumando menos a cada 24h, mas com um cronograma estabelecido. É possível também adiar a primeira tragada do dia.
Mantenha o cigarro longe
Mantenha o cigarro longe
Parece óbvio, mas não é. De acordo com as especialistas, muitas pessoas fumam no "piloto automático", sem estar de fato com muita vontade. Manter cigarro, isqueiro e cinzeiro a uma boa distância ajuda o fumante a não cair na armadilha.
Aguente firme na hora da fissura
A fissura é a vontade intensa de fumar, que dura cerca de cinco minutos. Nessa hora, tente se distrair com alguma coisa, como conversar com um amigo. Ainda não se sabe exatamente o motivo disso, mas beber água gelada, comer frutas a baixas temperaturas ou até chupar um cubo de gelo ajudam o fumante nessa hora. Muita gente também tem sucesso mantendo as mãos ocupadas por elásticos, canetas ou até cenouras cortadas em palito, imitando o formato do cigarro.
Escove os dentes após as refeições
O gosto da comida na boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de fumar após a refeição. A ordem é, em vez de sair para fumar, ir ao banheiro e escovar os dentes.
Evite bebida alcoólica
O álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber faz as pessoas naturalmente perderem o controle, o que pode fazer com que tenham uma recaída.
Faça exercícios físicos
Caminhar, fazer alongamentos ou outros exercícios faz com que o fumante perceba a possibilidade de entrar em uma vida mais saudável. À medida que o fumo diminui, você vai perceber melhora do fôlego e sentir prazer em se exercitar, o que reduz a vontade de dar uma tragada.
Cuidado com a dieta
Especialistas dizem que é normal ganhar até 2 kg após deixar de fumar, porque o paladar melhora com o fim do tabagismo. Mas isso não é desculpa para exagerar no prato e ficar exposto a outro problema grave de saúde, a obesidade. Não coma mais do que de costume e evite doces e alimentos gordurosos.
Controle a ansiedade
O cigarro acaba funcionando como uma "muleta" que as pessoas usam para lidar com situações emocionais e afetivas. A tarefa é difícil, mas o ideal é controlar a ansiedade e resolver as dificuldades mais racionalmente – mesmo porque o problema vai continuar ali depois que o cigarro acabar.
Dê um presente para si mesmo
Guarde o dinheiro que você gastaria com os maços de cigarro e compre algo bacana para você ou para alguém querido. O aspecto financeiro é um estímulo para quem quer parar de fumar.
Fonte: Silvia Cury, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e Cristina Cantarino, do Inca

 

Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Leia mais notícias de Saúde no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!

Veja Relacionados:  tabagismo
tabagismo 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping