R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 21/07/2012 às 05h30:

Vacina contra a Gripe H1N1 está em falta

Associação Brasileira de Imunizações alerta que procura por proteção aumentou

Fabiana Grillo, do R7*

Publicidade

A vacina contra a Gripe H1N1 está em falta em algumas regiões do País. O alerta é da SBIm (Associação Brasileira de Imunizações). O presidente da associação, Renato Kfouri, atribui essa queda no estoque à conscientização da população sobre a importância da imunização em todas as faixas de idade.

— A procura pela vacina aumentou em clínicas particulares e isso mostra que a população está mais preocupada com a gripe. Alguns lugares, inclusive, ficaram sem estoque.

Em princípio, o Ministério da Saúde considera que a vacinação é necessária apenas aos grupos de maior risco para contrair a H1N1, ou seja, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas (diabéticos, hipertensos, cardiopatas etc.), indígenas e profissionais da saúde. Entretanto, para Renato Kfouri, a população como um todo está buscando mais proteção.

Enquanto não há reposição da vacina, o presidente da SBIm adverte que os hábitos básicos de higiene devem fazer parte do dia a dia de todos.

— Atitudes como evitar o contato com pessoas doentes e lugares muito fechados são importantes para fugir do vírus. Além disso, defendo a amamentação até os 2 anos, pois os anticorpos da mãe protegem o bebê. É recomendável também que bebês e crianças não fiquem expostos a fumaça de cigarro, pois o tabaco é um agressor das vias aéreas facilitando a entrada do vírus influenza. Tudo isso aliada à vacina tem demonstrado muito eficácia no combate da gripe.

Para desmitificar algumas crenças, Kfouri também explica que a vacina não previne outras doenças das vias respiratórias:

— É importante esclarecer que a vacina contra a gripe previne apenas as doenças causadas pelo vírus influenza. Patologias comuns do inverno, como resfriado, sinusite, pneumonia, não são evitadas com ela.

A vacina é recomendada a partir dos seis meses de idade e desde que a criança não tenha alergia a ovo. Segundo o médico, seu efeito começa em três semanas (21 dias). Em clínicas particulares o preço da dose custa cerca de R$ 60.

infograficosaudegripe

*Colaborou Camila Savioli, estagiária do R7

 

Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Leia mais notícias de Saúde no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!

 
Veja Relacionados:  gripe
gripe 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping