27 de Maio de 2016
Dormir mais cedo - e o suficiente - é uma das principais medidas
A Universidade Federal de São Paulo fez um estudo no qual sugere algumas dicas simples para afastar o câncer. O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil.
Os estudiosos acreditam que uma vez incorporados no dia a dia, esses procedimentos só vão colaborar para a saúde do indivíduo.
Dentre as dicas da Universidade Federal de São Paulo está o de dormir mais cedo. Quem deixa de lado boas noites de repouso se expõe ao câncer.
A privação do descanso acelera a evolução da doença e prejudica o sistema imune, permitindo que o tumor se desenvolva mais rápido.
Quando o corpo adormece, a glândula pineal, no cérebro, fabrica a melatonina, hormônio que regula o ritmo biológico e ainda tem efeito antioxidante.
Usar camisinha é outra dica dos estudiosos. O uso de preservativo, principalmente para quem não tem parceiro fixo, ajuda a evitar o papiloma vírus, o HPV.
Ele é um dos responsáveis por quase 99% dos cânceres de colo de útero. O contato entre as mucosas nas preliminares é o suficiente para a transmissão do vírus.
O preservativo limita a entrada do HPV que se instala no útero e provoca lesões que evoluem para o câncer, se não forem tratadas. Manter o peso ideal também é outro fator importante.
Os quilos extras provocam vários tumores. E os médicos alertam que é fundamental controlar a obesidade ainda na infância.
O tecido gorduroso produz fatores inflamatórios que, em abundância, favorecem a transformação de células saudáveis em cancerosas.
A obesidade infantil pode ser evitada quando a mãe amamenta o bebê até os seis meses de vida.
Quer ler mais notícias? Clique aqui
Leia mais notícias de Tecnologia no R7
Faça seu e-mail @R7. É grátis!
Venha para o R7 Banda Larga!
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7