R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 30/09/2009 às 10h56:

Veja os exames básicos para mulheres, dos 20 aos 65

Mulheres têm de ir ao médico mesmo que estejam saudáveis, diz ginecologista

Camila Neumam, do R7
A ginecologista Nilma Antas Neves, presidente da comissão de trato genital da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), recomenda às mulheres fazerem exames de rotina sempre, mesmo que estejam se sentindo saudáveis.

- A mulher deve fazer os exames de forma rotineira, mesmo que ela não sinta nada, pois eles servem para rastrear certos cânceres que são mais frequentes em determinadas faixas etárias ou que aparecem de forma precoce.

Além dos exames de sangue, a mulher tem de fazer essencialmente os segunites exames:

 

Papanicolau: também conhecido como preventivo ginecológico ou citologia oncótica do colo uterino, verifica infecções e alterações nas células do colo do útero (parte mais baixa do útero, que o liga à vagina), além de infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. O exame deve ser feito anualmente um ano depois do início da atividade sexual. Seu objetivo é prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero.

Ultrassom transvaginal: pela introdução de um pequeno bastão em forma de tubo na vagina, é possível detectar doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas e tumores, além de prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário. O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, ou antes, dependendo de fatores de risco como infecções ou vida sexual promíscua.
 
Mamografia: o exame de avaliação das mamas é feito por raio-X. O primeiro deve ser feito entre 35 e 40 anos. Após os 40, uma vez por ano. O objetivo da análise é prevenir ou detectar o câncer de mama. Detalhe: homens e mulheres podem desenvolver o câncer.
 
Densitometria óssea: o exame mede a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea, além de prevenir ou detectar a osteoporose (perda anormal da massa óssea). Em mulheres, o exame deve ser feito anualmente após a menopausa, e nos homens, a partir dos 60 anos.

 
Veja Relacionados:  exames médicos, diagnóstico, saúde
exames médicos  diagnóstico  saúde 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 

Topo

Você acha que é necessário fazer todos os exames de rotina?

(33) Comentários:


Você acha que é necessário fazer todos os exames de rotina?


Shopping