R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Saúde/Notícias

Icone de Saúde Saúde

publicado em 09/05/2010 às 06h00:

Veja quais os exercícios físicos
são indicados durante a gestação

Caminhadas, hidroginástica, alongamento e até dança de salão são atividades recomendadas

Diego Junqueira, do R7

Será que existe algo que pode ajudar as grávidas a controlar o peso, diminuir as dores na coluna, preparar o corpo para o parto, equilibrar a pressão e, além disso tudo, proporcionar prazer? Especialistas ouvidos pelo R7 dizem que sim: atividades físicas.

Diferente do que algumas pessoas imaginam, não existe contraindicação aos exercícios, a não ser em caso específicos, como nas gestações de risco. Caso contrário, movimentar o corpo e praticar uma modalidade esportiva, com as orientações certas, ajudam tanto as mulheres como os bebês.

Segundo Raul Santo de Oliveira, fisiologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as atividades físicas são indicadas para as mulheres acostumadas a exercícios e também para as mais sendentárias.

- Os exercícios são importantes para que elas se preparem melhor para o parto e para que tenham maior controle sobre o organismo.

O fisiologista afirma que os exercícios servem para amenizar tradicionais consequências da gestação, como o ganho excessivo de peso, ansiedade, varizes e dores na coluna.

- Ela vai ter todas essas consequência, mas, sem exercícios físicos, ela poderá ter uma condição pior de saúde. Se praticar as modalidades, vai também evitar problemas nas articulações e o desequilíbrio da pressão arterial e do índice de glicemia.

A professora de Educação Física Claudia Goulart, da UnB (Universidade de Brasileira), reforça que os exercícios não devem ser praticados apenas por causa da saúde, mas também por causa do prazer que as mulheres sentem durante as atividades.

- Gravidez é um estado bonito da mulher. Ela está gerando um outro ser, e tudo o que ela fizer o feto também vai receber.

 As atividades devem ser de intensidade leve a moderada

De acordo com Oliveira, as atividades físicas devem ser de leve a moderada durante toda a gestação.

- São os exercícios realizados um pouco acima do nível de repouso, em que há conforto para a mulher e ela não fica ofegante.

Quando a grávida exagera no exercício e aumenta o calor do corpo, ela produz ácido lático, segundo o médico, o que não é bom para o bebê.

Como exemplo de exercícios recomendados, o médico cita caminhadas leves, de 15 minutos, com intervalo de 5 minutos. Ou ainda hidroginástica, alongamentos e atividades de flexibilidade.

- Todas as modalidades de impacto são contraindicadas, como basquete, tênis, futebol e ciclismo.

A professora Claudia aconselha até a musculação para as grávidas, mas desde que em baixa intensidade, com acompanhamento profissional, e somente após o terceiro mês de gestação, que é o período mais delicado, quando o bebê está em formação.

- O ideal é combinar exercícios aeróbios com alongamento, principalmente trabalhos com quadril, para preparar o corpo para o parto. Mas sempre praticar atividades que as façam sentir prazer. Elas podem nadar, caminhar e até fazer dança de salão. Isso vai trazer mais oxigenação para elas e para os bebês.

Mas Claudia alerta: em caso de qualquer sangramento, seja antes ou depois do parto, as gestantes precisam parar imediatamente a atividade física e procurar um médico.

Antes da gravidez e depois do parto

Após o parto, as grávidas precisam continuar os exercícios físicos para a recuperação do corpo e também para a auto-estima. Mas, segundo Oliveira, isso vai depender também do tipo de parto que for realizado.

- Se o parto for normal, em uma semana ela já estará fazendo exercícios. Mas se for cesárea, essa recuperação vai levar mais tempo.

O médico afirma que as atividades devem continuar com intensidade baixa e que as mulheres não devem pensar em ganho de performance, senão, até o leite pode ficar comprometido.

Além disso, a professora de Educação Física recomenda que as mulheres comecem a preparar o corpo desde antes de ficarem grávidas, já que muitas delas têm hoje o costume de planejar a época da gestação.

Veja Relacionados:  gestantes, exercícios físicos, atividades, grávidas
gestantes  exercícios físicos  atividades  grávidas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping