Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obsessão pela pele clara cria mercado multimilionário na Índia

Ter a pele mais branca é sinal de status entre as indianas

Saúde|

Indianas são obcecadas por peles brancas
Indianas são obcecadas por peles brancas Indianas são obcecadas por peles brancas

A indústria cosmética na Índia, país no qual a maioria da população é de pele escura, tem na obsessão pela pele clara um negócio multimilionário que tem suas raízes na percepção que vincula a cor com o status.

Representantes de marcas estrangeiras e indianas com produtos destinados a profissionais do mundo da beleza se reuniram na semana passada em Nova Déli em uma feira do setor, na qual os cosméticos que branqueiam a pele foram os mais solicitados.

"O povo se preocupa em parecer mais claro porque isso é o que a sociedade reivindica na Índia", declarou à Agência Efe Raunak Khandelwal, diretor do B'Desir Cosmetics, um fornecedor da marca americana de cosméticos Temtu Pro no gigante asiático.

No local da feira, ambientado com música eletrônica e luzes de passarela, dezenas de mulheres de pele escura perseguiam apressadas modelos de pele clara para fazer fotos e vídeos dos benefícios de sua maquiagem branqueadora.

Publicidade

“Mamãe, me deixa morrer”, diz menino de 5 anos que sofre com grave infecção de pele

Segundo dados da farmacêutica indiana Ethicare Remedeies, divulgados pelo jornal local Hindustan Times, o branqueamento da pele gerou cerca de 30 bilhões de rúpias (quase US$ 500 milhões) em 2013 e é o segmento de beleza que cresce mais rápido na Índia, com um avanço de cerca de 25% nos últimos dois anos.

Publicidade

"Realmente estamos em um momento no qual há uma grande demanda por produtos para peles escuras, para reduzir as manchas, para clarear as peles", disse à Agência Efe Vicente Córdoba, diretor para a Ásia da empresa espanhola Grupo Tegor.

Essa preferência na Índia por um tom de pele claro está evidente nas fotografias de modelos e atrizes da poderosa indústria cinematográfica de Bollywood publicadas pelas principais revistas femininas.

Publicidade

A Vogue India, que se orgulha de ser "a melhor revista de moda" do país, publicou nos últimos dois anos apenas uma capa com uma mulher de tom de pele escuro: a ex-modelo e superestrela de Bollywood, Deepika Padukone.

Além do ideal de beleza, na Índia está implícito também na cor de pele o status social.

"Um rosto claro sempre foi associado com o êxito e a popularidade. Homens e mulheres desejam a clareza por igual, acredita-se que é a chave de uma vida bem-sucedida", apontou um estudo da Universidade da Cidade de Nova York sobre a pele clara na Índia. Um cirurgião plástico do Hospital Apollo de Nova Déli, Anup Dhir, afirmou ao jornal local Times of India que a origem dessa "obsessão com a clareza do rosto" remonta à época do domínio britânico no gigante asiático, que terminou em 1947.

Outras teorias vinculam o desejo de uma pele mais clara com a rígida estrutura social hindu de castas (palavra que em sânscrito, "varna", significa "cor") que caracteriza a Índia. Uma obsessão pela pele clara que é evidente, inclusive, nos anúncios de jornais pela busca de casais, já que na Índia o casamento arranjado é uma norma, com contínuas alusões ao tom de pele como uma qualidade na hora de se casar.

Modelo posa em feira de cosméticos na Índia
Modelo posa em feira de cosméticos na Índia Modelo posa em feira de cosméticos na Índia

"Mulher trabalhadora de Chennai (sul), de pele clara e vegetariana (...) procura homem de pele clara e bonito" ou "Estou buscando uma mulher de pele muito clara, magra e especialmente bonita", são exemplos deste tipo de anúncios. Alguns profissionais de beleza advertem, no entanto, que esta obsessão pela pele clara pode ter efeitos prejudiciais para a saúde.

"A maior parte dos produtos de clareamento contêm esteroides e aumentam os riscos de infecções de pele", destacou ao jornal Hindustan Times Shehla Agarwal, proprietária de uma loja de produtos dermatológicos na capital da Índia. Por isso, no estande do fabricante de cosméticos Rising Sun ASPL, seu diretor-gerente, Gody Nagdev, assegurou que pouco a pouco as pessoas tendem mais ao uso de produtos naturais.

"O conceito agora não é tanto sobre a clareza da pele, mas sobre a pele saudável", disse à Efe Nagdev. Mas, além dos cosméticos, algumas vozes na Índia se alçaram durante os últimos anos contra tanta obsessão por uma pele clara, como a campanha de conscientização "O escuro é belo".

O psicólogo indiano Sanjay Chugh, em entrevista à agência local Ians, pediu um pouco de sensatez. "Não se pode conseguir resultados impossíveis como fazer com que a sua pele seja tão clara como a de um estrangeiro". 

Cantora nigeriana negra utiliza produto e fica com a pele branca

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.